TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Juventude rural está com grande expectativa para as ações do PEJR.

Iniciou esta semana a primeira sequência da 2ª turma do Programa de Empreendedorismo do Jovem Rural na Bahia. Os jovens selecionados estão reunidos em Feira de Santana trocando experiências e conhecendo um pouco mais sobre a proposta do programa.
O PEJR é uma ação do Instituto Souza Cruz , em parceria com o Movimento de Organização Comunitária  (MOC) que busca empoderar jovens rurais, através de diversas formações sobre articulação juvenil, empreendedorismo rural e agricultura familiar. A nova turma  é composta por 36 jovens dos territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe que estão entusiasmados com o início das atividades. Segundo Givaldo Souza coordenador do programa na Bahia este ano serão trabalhadas com os jovens diversas temáticas. Além de aspectos da consciência política , inserção no mercado de trabalho e articulação juvenil, serão inseridas também discussões e atividades sobre a inserção da juventude nas políticas públicas governamentais e também a importância da comunicação e das novas  tecnologias de  informação no contexto rural. “Estamos todos animados com essa nova turma. São jovens com ótimo desempenho e muita proatividade. Eles valorizam cada momento da formação e esperamos que isso gere bons resultados ao longo do processo do PEJR e também de suas vidas”, afirmou.
Durante essa primeira sequência , além de se conhecerem melhor e trocarem experiências entre si, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o contexto da juventude no cenário nacional e sua relação com o protagonismo juvenil, empreendedorismo rural e agricultura familiar. Eles também conheceram a experiência do jovem Geovânio da Silva, do município de Retirolândia. Geovânio fez parte da turma anterior do PEJR e atualmente, desenvolve um projeto modelo na área de apicultura que valoriza aspectos da agroecologia e preservação do meio ambiente. Ele também tornou-se um jovem Agente de Desenvolvimento Rural (ADR) e contribui para o autonomia e o fortalecimento da juventude no seu território Adriano Cavalcante do município de Quijingue faz parte dessa turma do PEJR e está bastante empolgado com o início das atividades. Segundo ele, o programa representa uma oportunidade para os jovens rurais de permenecerem no campo, e conquistarem a sua própria autonomia desenvolvendo atividades que garantem o desenvolvimento rural sustentável. “Através do PEJR, eu desejo contribuir com ações que tragam melhorias para a minha comunidade e o meu município” completou.
Fonte: MOC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.