TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 13 de maio de 2012

Festa da Cultura Popular foi realizada em Candeal:


Romário (Presidente do SINTRAFC) com sua esposa Lidiane proponente do Projeto
Idealizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares de Candeal – SINTRAFC, através do Presidente Romário da Silva e com a assinatura da sua esposa Lidiane Ferreira da Silva que foi a proponente no Edital de Demanda Espontânea do Fundo de Cultura da Bahia, que financiou o projeto, aconteceu na noite de sábado, 12, em Candeal a Festa da Cultura Popular.
Samba de Roda, Reisado, Repente, Forró, Poesia, Teatro, Cinema e outros ritmos foram apreciados pelo público presente na Praça Senhor do Bonfim.

A festa foi aberta pelo Coordenador do Projeto Fredson Costa que recitou uma linda poesia no momento em que convidava o Grupo Recordar é Viver de Ichu para fazer a primeira apresentação da noite.
O Grupo Recordar é Viver de Ichu começou em grande estilo e com o autêntico samba de roda conseguiu arrancar aplausos dos admiradores da cultura.

Grupo Recordar é Viver de Ichu arrancou aplausos do público
O Grupo de Samba de Valente  foi o segundo a se apresentar com um estilo mais poético e com músicas das antigas brincadeiras de criança.
Formado por sambadores de Coité e Retirolândia o Grupo Sabiá subiu ao palco e apresentou músicas seguindo a linha do samba de Cabaceiras.
Nilson Carneiro que foi um dos mentores da festa, emocionado, recitou uma poesia falando de Coité, Ichu, Candeal e de outras belezas do sertão.
Padre Jairo (Pároco de Ichu) foi convidado para falar da palavra de Deus e ao mesmo tempo abençoar o evento.
O Padre agradeceu e parabenizou aos organizadores pela iniciativa de realizar um evento de valorização da cultura.
“Seria muito bom que estivéssemos aqui celebrando essa festa, sem os problemas gerados pela seca, mas seja feita a vontade de Deus e em qualquer momento temos que agradecer ao nosso Criador”, ressaltou.
O Presidente da ORCIBA (Organização da Sociedade Civil Baiana de Interesse Público), Aroldo Portugal, falou que Candeal estava de parabéns em sediar um evento de tamanha grandeza. Ele destacou o empenho do Presidente do SINTRAFC Romário e da sua esposa Lidiane em lutar para que o seu município fosse contemplado por este projeto.
Cantando música sertaneja de raiz, no estilo João Mineiro e Marciano, Chitãozinho e Chororó, Tonico e Tinoco, a dupla Paulo e Ronaldo do Distrito de São João (Coité) mostrou que ainda existem pessoas que gostam dessas canções  que tanto alegraram nossos antepassados e que não podem cair no esquecimento.
O Maestro Enoque Noberto vindo da cidade de Camaçari juntamente com o Bando do Padim Vô, deu um verdadeiro show de forró pé de serra e de poesia.
Para abrilhantar ainda mais a festa aconteceu a apresentação do maior repentista da Bahia, reconhecido inclusive internacionalmente, Bule Bule.
Bule Bule convidou a repentista Mocinha de Passira (PE) para se apresentar com ele e em versos homenageou a cultura.
Continuando com a festa houve as apresentações do Forrozeiro Givaldo José lançando o mais novo CD intitulado O Tempo e a Seca, e os Veteranos de Ouro de Candeal e o Reisado de Cabaceiras.
Confiram outras imagens:









Texto e fotos André Luiz AL NOTÍCIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.