TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 26 de maio de 2012

STTR promove seminário para discutir plano emergencial em Santaluz:


Os agricultores familiares atingidos pela estiagem no município de Santaluz, território do sisal, se reuniram na manhã de sexta-feira (25) no Sisal Clube com representantes dos Bancos do Brasil e Nordeste, além da presidência da Cooperativa de Crédito ASCOOB/Itapicuru, líderes do movimento cooperativistas e sindical, sob a coordenação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, José Hamilton, onde discutiram as resoluções criadas pelo Banco Central do Brasil, que renegociam dívidas antigas nas operações de crédito rural e, também, instituem novas linhas de financiamento emergencial para minimizar as perdas trazidas pela falta de chuvas.

Representantes do governo estadual, a exemplo da EBDA e CAR, também estiveram presente na reunião e segundo José Hamilton, aproximadamente 1.000 agricultores familiares serão beneficiados no município com acesso à linha de crédito emergencial, que vale para obras de infraestrutura hídrica e aquisição de alimentos para o rebanho durante a seca. O crédito deverá promover a recuperação ou preservação das atividades de agentes produtivos afetados, com financiamento no setor rural de investimentos fixos, semifixos e custeio. Foi lembrado durante a reunião que é proibido o financiamento para compra de novos animais.
Ao convocar este encontro, Zé Hamilton disse que se trata de mais uma ação na luta incessante de diminuir os efeitos da seca que castiga o município. O gerente executivo Pedro Neto e de crédito do Banco do Nordeste, agência de Conceição do Coité, Gilney Marcelo, considerou a reunião muito produtiva, pois esclareceu sobre a atuação da instituição junto aos produtores rurais atingidos pela seca e disse que o BNB já simplificou a forma de atender aos produtores e com referencia a planilha, que tem de 09 a 10 páginas, nada a agência pode fazer para diminuir, pois está além da determinação e isto só resolve com entendimento entre o governo e a direção do banco.
Por: Valdemí de Assis - CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.