TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 26 de maio de 2012

Ichu - A chuva chega para alegria do homem do campo que inicia o plantio de milho e feijão:


Segundo Dinho de Pedro de seu Né, de sexta para
sábado choveu 14 mm em Ichu
Depois de uma longa estiagem que atingiu o município de Ichu, e região sisaleira do estado, a chuva voltou a cair no município de Ichu e região para alegria do homem do campo que inicia o plantio de milho e feijão.

A chuva fina que vinha caindo durante toda essa semana não foi o suficiente para os agricultores do município de Ichu iniciarem o plantio, por receio de voltar a estiar e assim perderem a semente, mas como a chuva persistiu durante toda a semana inclusive vinda mais forte neste final de semana, motivou os agricultores que decidiram arriscar e os grãos já estão sendo plantados na terra, onde eles esperam que a natureza dei uma forcinha e continue chovendo por pelo menos os próximos 90 dias.

O aposentado Manoel Cosme da Conceição 62 anos, morador na Sede do Município de Ichu e que possuem uma das suas propriedades rurais na fazenda Lajedinho, disse está esperançoso em relação a safra de milho e feijão deste ano e que por isso, ele já iniciou o plantio do milho e garante que na próxima semana vai iniciar o plantio do feijão, outros agricultores da região estão preparando a terra para iniciar o plantio de milho e feijão ainda na semana que vem.

A presidente do sindicato dos trabalhadores e agricultores familiares de Ichu, Cristiana Brito chegou a dizer nesta quinta-feira dia 24 em entrevista para o Ichu Notícias, que a situação dos agricultores era dramática em virtude de no ano passado terem perdido toda safra de farinha, milho e feijão e ainda neste ano terem que conviver com a prolongada estiagem, segundo Cristiana, se neste ano não tiverem a safra, pelo menos do milho e feijão, que tudo ficaria mais difícil para os agricultores. O SINTRAFI e outras instituições sociais do município estão lutando para terem uma audiência com o prefeito José Dias Portugal para juntos encontrarem solução para o combate os efeitos da seca.

A seca deste ano deixou rastro devastador, ao ponto do coqueiro, planta bem resistente ao sol, ficarem secos, ou completamente mortos, como você pode observar nesta foto retirada na região de Juazeirinho em conceição do Coité, segundo o vaqueiro Teógnes dos Santos Silva de 41 anos, da fazenda Rio das Pedras em Coité, mais de 30 pés desta planta que existiam na fazenda morreram em virtude da seca. "A 17 anos como vaqueiro nesta fazenda nunca vir uma seca como esta", afirma Teógnes.  

Apesar das chuvas que estão caindo, a situação ainda é preocupante no município de Ichu e região, porque as chuvas de trovoadas não vieram e o município continua sem água nos tanques e represas. Como todos sabem, as chuvas de inverno são de molhas, sendo possível apenas o plantio e geração de pastagem para os animais, e as represas estão quase todas vazias, sendo necessárias chuvas mais fortes e intensas para acumular água suficiente para saciar a cede dos animais até as próximas trovoadas.
Os animais continuam sendo alimentados através da ração do farelo de milho, mandacaru e palmas, e só daqui a 20 dias é que vai haver capim para os animais comerem, se por ventura as chuvas persistirem na região.
Por Valdir Carneiro - Ichu Notícias 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.