TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Economistas discutem agronegócio brasileiro no Agropec Bahia

Eduardo Gianetti
Evento encerra programação com análises valiosas sobre o cenário econômico local e nacional, globalização e tecnologia

Mendonça de Barros
Referências nacionais e internacionais em economia, Mendonça de Barros e Eduardo Gianetti , ambos com larga experiência na área, estiveram na manhã de hoje em Salvador para o último dia da Agropec Bahia 2012, realizado pela sistema FAEB / SENAR deste ontem na capital baiana. Para um auditório lotado, formado por produtores rurais de toda parte da Bahia, eles concordam ao dizer: o agronegócio no País vem sendo a bola da vez, mesmo sem contar com subsídios do governo, e tem ostentado um lugar de destaque no cenário mundial e “a Bahia é um dos atores estratégicos para o desenvolvimento do setor”, ressaltou Gianetti, doutor em Cambribge e um dos economistas mais influentes do Brasil. Essa também foi a tônica das palestras ministradas pelo ex-presidente do BNDS e ex-ministro das Comunicações do governo FHC. 

Para Mendonça, “O Brasil faz parte hoje de um grupo de economias emergentes que vão mudar o mundo e o resultado em agricultura vem contribuindo para isso”, diz. Ele apontou ainda que a estabilidade macroeconômica, a confiança na taxa de câmbio, a dimensão dos mercados, a competitividade e a legislação como pontos fundamentais para que uma economia se internacionalize com êxito. Segundo ele, “o Brasil vive hoje um momento de melhora continuada, mas é preciso atenção para as novas demandas”.

Com a constatação de que em 2020 a classe média vai representar 75% da população, recai sobre o agronegócio a importante missão de atender, de forma cada vez mais eficiente, um número maior de pessoas que terão seu consumo elevado. É nesse ponto que Gianetti chamou a atenção do público ao convocar os produtores rurais para um trabalho que agregue inteligência aos recursos naturais; e fez um alerta: “vivemos um momento estratégico, mas não é o único da história do Brasil. Já passamos por fases assim e não soubemos aproveitar os bons ventos para plantar as bases de uma semente duradoura. Não podemos achar que a boa fase vai se perpetuar sozinha, sem nossos esforços”.

Programação Agropec
Com inscrições esgotadas, o Congresso abordou durante à tarde, nos painéis técnicos, temas com Conforto animal, Manejo racionais em currais, Bem-estar de vacas em sala de ordenha, Gestão informatizada no agronegócio, Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos, Relacionamento entre o homem e o cavalo, Mercado de suínos, Manejo para alta produtividade de mel no semiárido, entre outros.

ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.