TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 4 de novembro de 2012

Bastou uma chuva para “encher” os agricultores de esperança e certeza do fim do sofrimento

A expectativa é que nas próximas chuvas que estão previstas pelo menos até dia 7, as barragens armazenem suas capacidades e o verde reapareça para acabar todo o sofrimento.

Barragem do Tanque do Governo em Quixaba – Sta Luz- BA
A atuação de uma frente fria sobre o Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste já provocou chuvas e temporais em várias cidades dessas regiões, dentre elas, no território do sisal, no interior da Bahia.

Enquanto os temporais trazem preocupação para alguns lugares, para o município de Santaluz, a chuva significou um alívio, segundo o empresário rural e proprietário do Posto Pouso da Graça, conhecido por Carlinhos. “Hoje, (sábado, 03), o dia foi diferente, não vi passar um carro-pipa aqui na BA 120, em frente do posto. Até ontem o que se via na estrada era a movimentação dos caminhões que transportavam água do rio Itapicuru para as cidades de Valente e Retirolândia. As notícias que chegaram até aqui foram de chuvas boas nesta região, dando para juntar uma boa quantidade de água e informação que na região do distrito de Pereira junto água para seis meses”,externou o pecuarista.
Segundo o fazendeiro Eustáquio Mota,61 anos,dono de uma propriedade rural no município de Valente,precisamente no limite com Santaluz, choveu na noite de sexta-feira para sábado o previsto pelo clima tempo e divulgado no CN. O aposentado José Machado de França, 70 anos,(foto) residente na cidade de Santaluz e proprietário de uma fazenda na comunidade de Quixaba, distante 10 km da sede do município, demonstrava bem esperançoso com a chegada das primeiras chuvas.
Ele recebeu em sua fazenda a equipe do CN enquanto alimentava as dezenove ovelhas que restaram, pois teve de vender 38 para manter a “semente”, referindo ao reinicio da criação com a chegada das chuvas. “na quinta-feira (01) não tinha uma gota d’água na roça e fui até o povoado da Quixaba para comprar água a qualquer custo e ninguém tinha, pois a EMBASA não havia liberado. Agora estou botando banca para EMBASA, pois tenho água para uns quatro meses”, contou alegremente “Seo” Zé Machado, como é conhecido o aposentado.
Bem próximo da fazenda do José,cerca de 1 km existe um barragem de médio porte construída pela extinta rede ferroviária Leste Brasileira, conhecida por Tanque do Governo. Segundo a agricultora Valdelice Reis Costa, 62 anos, esta barragem foi construída há mais de cinquenta anos, pois lembra apenas que era criança quando foi construída e só viu transbordar uma vez e por quatro vezes secou.
“Nós tivemos sorte, pois a Prefeitura limpou há três dias e com as chuvas de sexta-feira estamos com água para uns quatro meses”, falou a agricultora, confirmando a previsão do aposentado Machado.O meu neto viu na internet que tinha previsão de chuvas para estes dias e foi verdade, a melhorar muito”, falou Valdelice Reis.
A comunidade de Quixaba está situada a 8 km da cidade de Santaluz e a principal fonte de renda da região é sisal e com a seca prolongada, os motores de desfibramento já estavam parados, provocando êxodo rural e desemprego para quem resistiu em ficar na região.

Aproximadamente 80% da Bahia pode ser de chuva neste domingo, com maior intensidade para o sul e sudeste.
De acordo com o site do clima tempo, uma nova frente fria estava prevista para chegar ao sul da Bahia, no sábado, dia 03 de novembro e mesmo poderiam ocorrer algumas pancadas de chuva pelo interior da Região, mas de forma isolada e passageira, a exemplo do que ocorreu na sexta-feira, dia 02.
Com a chegada da frente fria, muitas áreas de instabilidade vão se formar. Na Bahia, há previsão de chuvas de forte intensidade e que podem acumular bons volumes para a agricultura. Além da Bahia, são previstas pancadas de chuva também para o sul do Piauí, o sul do Maranhão e o oeste de Pernambuco.
Utilize do espaço “comente a matéria” e reporte sobre as chuvas no seu município. No caso, necessitando enviar mais informações e anexar foto, fazer através do e-mail comunica@calilanoticias.com
Por: Valdemi de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas / CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.