CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 4 de novembro de 2012

Cansanção: Seca mata mais de 100 bovinos em uma única fazenda

A seca considerada por moradores e especialistas como uma das principais, após a emancipação do município, tem levado aos criadores de animais, prejuízo incalculáveis.
  
Na fazenda Caldeirão, situada a 15KM da sede de Cansanção, mais de 100 cabeças de gado já morreram decorrente aos efeitos devastadores, provocados pela seca. Espalhados por todo pasto, os cadáveres dos animais vem transformando, literalmente, a paisagem da fazenda, em um cemitério a céu aberto. Em apenas um dos locais usados para a decomposição dos animais, é possível contar dezenas deles.  

A fazenda atualmente possui cerca 150 animais lutando pela vida, dos quais, 30 deles estão na fase que os vaqueiros chamam de “Caídos”. Os 30 animais precisam ser levantados varias vezes ao dia pelos vaqueiros, com auxilio de um trator. Segundos os produtores, além da fraqueza provocada pela seca, muitos deles estão no período de cria, o que deixa os mesmos em uma situação ainda mais delicada.  

“Muitas outras cabeças poderão morrer nas próximas semanas. Mesmo que comece a chover, o pasto leva, aproximadamente, 30 dias ou um pouco mais para se recompor e servir de alimento para o gado. Só sobrevivem aqueles animais que recebem muita atenção e esforço”, exclamou o vaqueiro da fazenda.  

Os animais que até o momento sobreviveram à escassez são sustentados por um rodízio de alimentos que inclui Torta de Algodão, Farelo de Trigo, Milho e pelas duas fontes de alimentos que ainda é encontrada na fazenda, a palha dos licurizeiros e o mandacaru que é distribuído ao rebanho, após ter os espinhos queimados.  

Uma das principais fontes de água da região, o açude do Caldeirão, que foi construído no ano de 1957, antes mesmo da emancipação política da cidade, em tempos normais represa por parte da fazenda, mas se encontra no momento, totalmente seco.  

Com paisagens que faz lembrar até mesmo outro planeta, não só na fazenda citada na matéria, mas toda a região se encontra em um estado anormal e desesperador, levando às pessoas envolvidas no cenário, uma única esperança, a vinda da chuva.  

Veja o vídeo abaixo

Por: Cansancao.net.br (Lucas Alves)  Video: (Edição – Ceará som)

Mais fotos: (Clique aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.