TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Embasa busca alternativas para eliminar odor e coloração na água distribuída na região sisaleira

Nos últimos dias, foram registradas alterações nas características da água distribuída no Sistema Integrado de Abastecimento da região do Sisal, mais especificamente na cor e no odor. 
Foto: Ilustração
A falta de chuvas e as elevadas temperaturas na região podem estar ocasionando a morte de algas nas duas barragens e estes fatores podem estar contribuindo para alteração nas características sensoriais da água, como o cheiro e coloração da mesma.
 
A equipe técnica da Embasa está investigando as possíveis causas do problema e adotando medidas para solucionar a situação, que afeta os municípios de Riachão do Jacuípe, Ichu, Candeal, Nova Fátima, Valente, São Domingos, Gavião, Pintadas e Capela do Alto Alegre é proveniente das barragens de Pedras Altas e São José do Jacuípe. 

Em comunicado divulgado à imprensa na tarde desta segunda-feira (5), a empresa informou que está realizando testes e análises físico-químicas e bacteriológicas em amostras coletadas ao longo do sistema de abastecimento, para verificar se os parâmetros especificados na Portaria do Ministério da Saúde nº 2.914/11 foram afetados. Até o momento, segundo a Embasa, não foi identificada nenhuma alteração nos níveis de potabilidade da água que representassem risco à saúde da população.  

A Embasa esclarece que estão sendo enviados todos os esforços para solucionar o mais rápido possível a situação, incluindo o uso de produtos alternativos e técnicas diferenciadas para o tratamento da água proveniente das duas barragens, que consigam eliminar o odor e a cor escura da água. A empresa disse que conta com a compreensão dos moradores dos municípios afetados.  

Redação Notícias de Santaluz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.