Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Waldir Pires se despede dos mandatos eletivos, mas promete seguir na política

Foi um dos últimos discursos da Câmara Municipal neste ano que motivou os vereadores - talvez pela primeira vez em 2016 - ouvirem atentamente e em silêncio a um colega de Casa. 
Aos 90 anos, Waldir Pires (PT) se pronunciou pela última vez como vereador, e apesar de encerrar suas passagens por mandatos eletivos, ele promete não se afastar da política. "Política não se deixa nunca. Política é a essência do nosso compromisso com a vida", justifica em entrevista ao Bahia Notícias.

Ao encerrar o discurso na última segunda-feira (19), o vereador natural de Acajutiba uniu colegas da oposição e do governo, que fizeram fila para cumprimentá-lo. 

Exilado político durante a ditadura, Waldir acumula cargos em diferentes esferas da vida política brasileira desde a década de 80. Ele foi ministro da Previdência Social há cerca de 30 anos e já durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva se tornou ministro da Defesa. Em 1987, Waldir foi eleito governador da Bahia, mas renunciou ao posto para tentar ser vice-presidente da República na chapa de Ulisses Guimarães. 

Ao longo dos anos 90, conseguiu dois mandatos na Câmara dos Deputados, em Brasília. Em 2012, tentou seu último mandato eletivo e conseguiu 13,8 mil votos, garantindo uma cadeira no legislativo de Salvador por um mandato, que não será renovado. "Não fui candidato a reeleição, mas sou candidato permanente a continuar minha luta política para construir uma sociedade decente, responsável", ponderou o atual vereador. 

As homenagens a Waldir não se restringiram a esta semana. Já no início de novembro a Câmara realizou uma sessão especial, proposta pelo vereador Edvaldo Brito (PSD), com o objetivo de homenagear o vereador. Em outras sessões ordinárias deste ano, as conversas com o petista também não fugiam do tom de respeito. 

Ao fim desta legislatura, Waldir promete não se afastar da política, mas depois de tantos mandatos e cargos ele agora terá que se adaptar a uma nova posição deste jogo.

Por Guilherme Ferreira // Fonte: Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.