Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Zonas rurais de 133 municípios baianos terão energia elétrica em 2017

Ações automáticas do cotidiano, como ligar um interruptor de luz ou assistir TV, ainda não fazem parte da rotina de 3,5% dos cerca de 15 milhões de baianos, segundo dados do IBGE. Por isso, o Governo do Estado está ampliando o Programa Luz Para Todos, que já atendeu 2,9 milhões de baianos e tem como meta, em 2017, levar energia elétrica para moradores de 133 cidades. Nessa etapa, a estimativa é realizar mais de 20 mil novas ligações residenciais.
Entre os municípios definidos para integrarem a primeira etapa estão Barra (Vale do São Francisco), Euclides da Cunha, Monte Santo, Serrinha (nordeste), Feira de Santana (centro norte), Ilhéus (sul), São Miguel das Matas, Milagres (centro sul) e Vitória da Conquista (sudoeste). Os critérios de escolha para definir quais as primeiras cidades vão receber energia elétrica no campo são presença de escolas, assentamentos, quilombolas, aldeias indígenas, irrigação e também ser uma área produtiva.

“O acesso à energia elétrica é importante para a qualidade de vida das pessoas, traz dignidade e possibilita melhorias na economia do local quando permite que a chegada da luz elétrica, seja utilizada em máquinas e em tecnologia”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. Até 2018 serão realizadas mais 20 mil novas ligações com um investimento inicial de R$ 700 milhões.

Luz para Todos
O programa, que começou a ser implantando em 2004, já atendeu 578 mil domicílios com investimento aproximado de R$ 4 bilhões. A Bahia por ser um dos estados com maior extensão territorial, também possui a maior população rural, com 4,2 milhões de habitantes. A estimativa é de fornecer energia elétrica para todos os baianos até 2021.

Fonte: Ascom/Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.