TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Ichu: COMDEMA realiza a segunda reunião ordinária de 2017

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) realizou na manhã desta quinta-feira, 16, a segunda reunião ordinária deste ano em curso. A referida reunião ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de conselheiros (as), além de Jackeline, Presidente da Associação de Campinas. 
A presidente do COMDEMA, deu as boas vindas aos presentes e apresentou a presidente da associação que desejaria passar para o Conselho um problema que está ocorrendo na comunidade de Campinas relacionado a um Tanque de Pedras.

Jackeline informou que um antigo morador de Campinas havia doado à comunidade tempos atrás o Tanque de Pedras que ficava em sua propriedade por compreender que era uma necessidade para todos os moradores, assim todos poderiam se beneficiar do referido tanque e assim foi por anos a fio e que inclusive houve uma recuperação do mesmo por parte do MOC e da ASA, recentemente um dos herdeiros do antigo morador vendeu uma área de terra que tem ligação com este tanque e o atual dono do terreno achou por bem cercar o tanque, impedindo a utilização da água pelos moradores e que já haviam chamado o proprietário da terra para discutir o assunto na associação, porém o mesmo não cede e os moradores insatisfeitos com a atitude arbitrária, derrubaram a cerca.  

A presidente da Associação veio informar ao conselho sobre esta atitude do cidadão e pedir a colaboração à vereadora e presidente do COMDEMA Lúcia Maria, uma vez que procurou um advogado e o mesmo orientou que solicitasse a um vereador para que o mesmo apresentasse um documento na Câmara para que o mesmo possa ter mais garantias. A vereadora Lúcia, solicitou todos os documentos que estiverem em poder da Associação, inclusive a da reforma realizada pelo MOC, o que ficou da Presidente trazer.  

Dando prosseguimento, a presidente do COMDEMA distribuiu cópias do Plano de Ações do Conselho para 2017 e solicitou dos conselheiros (as) que analisassem com cuidado e vissem o que seriam de mais urgência e todos acharam por bem: buscar um espaço na radio Independente FM para fazer um trabalho educativo com a sociedade ichuense, bem como fazer o povo conhecer aos poucos as leis ambientais existentes no município. Na próxima reunião convidar o comandante da PM com vistas a buscar apoio para resolver as questões relacionadas à poluição sonora; convidar o Chefe da Limpeza Pública, fiscal da Prefeitura e Jardineiro, visando melhorar as questões ambientais; fazer um levantamento de valores de árvores ornamentais com vistas a dentro em breve substituir as algarobas das praças ichuense; incentivar as escolas a construirem projetos de sustentabilidade voltados para a temática do solo; convidar a Secretária da Saúde para orientá-la a respeito dos rejeitos da saúde que não podem ser descartados no solo.  

Os conselheiros se queixaram da ausência, mais uma vez, do Secretário de Agricultura na reunião, uma vez que todas as demandas estão relacionadas à referida secretaria e não tem como ter o retorno imediato.  

Por Lúcia Maria Carneiro Santana - Vereadora-PSB e Presidente do COMDEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.