TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 26 de março de 2017

Ichu: Diante da estiagem, fonte do Massapê é limpa após 56 Anos

De fato a estiagem vem há muitos anos castigando o Nordeste, e o Sertão da Bahia com certeza não ficou de fora, e no município de Ichu a situação está bastante complicada apesar de em janeiro do ano passado ter chovido e aliviado um pouco a situação naquele período, porém de lá não houve mais chuvas em bom volume, e a comida para os animais vem acabando é tanto que tem o mandacaru que é resistente a seca está sobrevivendo e apenas mananciais de grande porte estão com o volume d´água considerável.  
Tanques e represas pequenas já não tem água, e como prova disso é a fonte do Massapê que foi escavada em 1890 e durante todo esse período só secou em 1932, 1961 e em 2017.
 
Esperançosos em chuvas para  a região Carlos Nascimento de Almeida com a ajuda de José Jaime de Almeida, Edcarlos Araújo de Almeida (nos finais de semana) Abel Cutão Geovane Andrade de Almeida fizeram a limpeza da referida fonte.
CONFIRA A HISTÓRIA CONTADA POR EDCARLOS ALMEIDA (TÉCNICO DO MOC)
Ho sertão! Esperançoso com a vinda das chuvas! Apesar de alguns sinais da natureza mostra que 2017 será um anos difícil, mas jamais devemos desistir! Fonte limpa!  Fonte do Massapê, foi cavada por Epifânio Rufino de Almeida meu bisavô, utilizando as tecnologias daquela época (1890)! Sabe quais eram? Raça, amor e necessidade! Além da enxada, picareta, pá e é claro um balaio ou cesto de cipó,  onde enchia de terra e era carregado na cabeça até a fazer a trincheira. Um Banguê feito de coro e costurado com caroá ou casca de uma árvore chamada Imbira. 

Antes de fazer uma casa, os homens tinham que cavar um tanque e ali próximo construíam sua casa e batizaram o tanque com o nome tanque da porta!  Não se sabe o ano exato que foi iniciado a escavação, segundo meu avó José Jaime de Almeida (filho caçula de Epifânio) a escavação foi iniciada ainda nos anos de 1890. Está fonte secou 1932, 1961 e agora em 2017 .   

"56 anos sem a gente ver o fundo da fonte até mim esquecir onde fica a caixa do tanque" diz meu avô! Lembrando que o tanque é todo formado por pedras, só o lado do poente que é formado por barro.  

Relatos dos mais experientes que não foi só essa fonte que Epifânio Rufino de Almeida escavou mas outras como o tanque grande do Massapê, o tanque do roçado no Pau Darco , a fonte do Recreio entre outras!

Epifânio teve ajuda de Bento Carneiro da Silva (meu tetravô materno) e João Pantalião de Almeida (irmão de Epifânio Rufino).   

Confira todas as imagens e o trabalho para limpeza da fonte utilizando o carrinho de mão  
 Redação do AL Notícias com informações e fotos de Edcarlos Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.