TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 15 de março de 2017

Ichu: SINTRAPI apresenta na Câmara de Vereadores proposta de Moção contra a Reforma Previdenciária

Nesta terça-feira, 14, aconteceu mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadors de Ichu presidida por Adalberto Santiago Almeida. 
O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Ichu apresentou uma Proposta de Moção pela retirada imediata da proposta de reforma da previdência a ser enviada à Câmara dos Deputados e ao Senado.

Representando o SINTRAPI Adailton Conceição fez uso da Tribuna e na oportunidade ele explicou que segundo estudos da ANFIP (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) e do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), é grande a probabilidade de mulheres e homens brasileiros morrerem antes de conseguirem se aposentar, caso as novas regras sejam aprovadas.

Se a reforma passar, haverá apenas aposentadoria por idade aos 65 anos, que não distinguirá homem de mulher, trabalhador urbano de rural, servidor público de trabalhador da iniciativa privada. Além disso, passa-se a exigir do trabalhador o mínimo de 49 anos de contribuição para que tenha acesso à aposentadoria integral, contra os atuais 25 anos, quase o dobro do tempo.     

Defendemos, por fim, a promoção de audiências públicas para discutir uma reforma previdenciária que contribua efetivamente à ampliação de direitos, e não com a limitação ou extinção destes, como tenta aprovar o governo Temer para atender ao interesse do mercado de privatizar a Previdência e de transformar o direito universal à aposentadoria numa mercadoria a qual só terá acesso quem puder pagar por ela, destacou o representante do SINTRAPI.

Adailton convidou a todos para estarem presentes em uma Mobilização que acontecerá nesta quarta-feira, 15, no Barracão Municipal a partir das 08:30 da manhã.

Todos os integrantes do Legislativo ichuense se comprometeram a assinarem a Moção entregue pelo SINTRAPI que serão será enviada para a Câmara dos Deputados e ao Senado.  

PAUTA LIVRE
Na Pauta Livre os membros da bancada de oposição a atual gestão municipal falaram da merenda escolar onde segundo eles houve recentemente a distribuição de refrigerante e na semana passada foi salsicha o que na verdade isso não deveria ser permitido pela Nutricionista.  

Foi dito também a respeito do veículo que fora direcionado pela gestão anterior para servir ao Conselho Tutelar, onde o vereador Arraia afirma que não está sucateado e que já fez viagem para o CT, mas que agora se encontra no quintal da primeira dama. Egberto e Celidalva rebateram dizendo que o edil havia chamado os pares de mentirosos, mas na verdade Antonio de Estelita que é Conselheiro dissera que o veículo não tem condição nenhuma de circular, pois anda cem metros e para.

Houve reclamação por parte de Geovana a respeito das Servidoras Adenilza (Professora), Vanúzia e Rosemery (Agentes Públicos) que segundo a parlamentar são vítimas de intrigas pessoais, quando foram transferidas de setor sem justificativa plausível e até mesmo sem receberem uma portaria o que só aconteceu após as mesmas cobrarem.

Celidalva e Willian Gonçalves lamentaram que uma empresa de fora foi a vencedora do processo licitatório para a entrega de polpas de frutas, quando no município de Ichu existe uma Cooperativa que faz esse trabalho através dos grupos de produções que ajudam várias mulheres. Conforme Celidalva de fato deve existir a Licitação, porém existe a Lei que permite a prioridade caso exista uma entidade no município com este fim.

Celi também cobrou da Secretaria de Obras a colocação de lâmpadas principalmente no bairro Cortiço entre outras melhorias para as ruas da cidade e povoados.

A vereadora Lúcia disse lamentar a declaração do prefeito Carlos Santiago ao site Ichu Notícias de que não havia encontrado projeto nenhum de Saneamento Básico na FUNASA. Conforme a edil não passa de picuinha política, pois todos os trâmites exigidos pelo CREA e FUNASA foram cumpridos pelo município de Ichu é tanto que o Diagnóstico foi aprovado. Para ela é preciso que haja vontade dos representantes locais e dos deputados votados no município para cobrarem a liberação desse projeto.  

Professora Lúcia parabenizou a Secretária de Saúde por ter atendido ao convite do COMDEMA participando da reunião do Conselho que tratou do descarte correto do lixo hospitalar. Mas também disse que no hospital tem um banheiro na enfermaria que está sem lâmpada e outros probleminhas.  

Eugênio disse que já está na hora do atual gestor consertar os buracos na cidade já que ele falou tanto, recuperar as estradas que estão intransitáveis. Eugênio chegou a direcionar para Egberto que cobrasse, pois segundo ele foi um dos pontos mais cobrados por Egberto na gestão passada.

Por sua vez Egberto disse que parece que o colega Eugênio quer que a atual gestão conserte tudo em apenas três meses de governo, quando os buracos estão aí a tanto tempo.

Retomando a palavra Eugênio disse que era para esquecer o passado e viver o presente, pois Dorinho foi Dorinho, Carlos foi e agora é Carlos, George foi George.

Celidalva pediu um espaço, e disse que não entendia o colega Eugênio, já que por diversas vezes ela esteve na Câmara de Vereadores na gestão de George e  que ouvia muito até mesmo do colega Eugênio era: "No passado não fizeram isso, no passado não fizeram aquilo".  

Continuando Celidalva destacou que o edil estava certo em cobrar melhorias, mas tem pouco tempo de governo, mas porque ele não falava dos cascalhos colocados em calçamento, da avenida Elvira proximo ao Mercadinho de Pedrinho bem no centro da cidade?

Arraia falou que esteve em Salvador tratando da questão da distribuição de água no município de Ichu e que Bira Corôa está agendando uma audiência com o Presidente da EMBASA para buscar uma solução definitiva. Ele também lamentou que o Deputado Gika Lopes está se aproveitando de uma luta do Deputado Bira Corôa que vem cobrando há anos Delegado para Ichu e Candeal, mas é provável que seja liberado e o referido parlamentar já achou tudo pronto, e deverá ficar com esse legado.

O edil disse que já fez várias cobranças e espera resposta do executivo como Plotagem dos Veículos, explicações do Presidente da Comissão de Licitação sobre alguns certames realizados entre outras. Arraia foi enfático em afirmar que já deu entrada em algumas denúncias no Ministério Público e caso o gestor não atenda as suas solicitações novas denúncias serão feitas.

Todos os pares ao usarem a tribuna falaram da PEC que trata da Reforma Previdenciária. Houve reclamação também quanto ao Reajuste Salarial dos Servidores Municipais que até o momento não foi enviado projeto para ser analisado e votado pela Câmara de Vereadores. 

Redação do AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.