Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 25 de março de 2017

PECONTE realiza seminário sobre Políticas Publicas de Educação do Campo.

O Movimento de Organização Comunitária (MOC), através do Programa de Educação do Campo Contextualizada (PECONTE), realizou dentre os dias 22 a 24 de março, o Seminário com gestoras/es coordenadoras/es sobre políticas públicas de Educação do Campo ao tempo que faz o lançamento do livro “Sementes de Educação contextualizada”. 
Objetivo do seminário é sensibilizar e capacitar gestores e coordenadores municipais de Educação do Campo para a busca de direitos a educação do Campo contextualizada. 
 
Vera Carneiro, coordenadora do PECONTE, fala sobre o seminário e ressalta que “é de uma fundamental importância fundamental importância seminário de Educação do Campo onde estamos retomando com os novos gestores e destacar a garantia de uma educação do campo contextualizada de qualidade e desenvolvida enquanto direito dos sujeitos do campo, enquanto direito conquistado. Esses dias também serão imprescindíveis para reativar os processos de educação do campo uma vez que contamos com presenças de prefeitos, secretários/as municipais de educação, coordenadores/as pedagógico e professores para pensarmos e discutirmos juntos/as os riscos, ameaças e resignificar o CAT e a Educação do Campo nos municípios do Semiárido”, completa. 
 
No seminário aconteceu uma mesa redonda com o tema: “A situação atual da Educação do Campo Contextualizada com o Semiárido” com a participação da Professora Doutora Maria do Socorro Silva e do presidente da ASA Brasil Naidson Baptista. 
 
Os convidados falaram sobre o semiárido as formas de convivência e os elementos que compõe a sua construção atrelados a ideia de participação, coletividade e organização das pessoas, entidades e dos poderes públicos numa junção para o desenvolvimento. 
 
Dentro da programação do primeiro dia, aconteceu também o lançamento do livro “Sementes de Educação Contextualizada” escrito pela Professora Doutora Maria do Socorro Silva que faz uma reflexão diante da pesquisa realizada ressaltando a política atual da Educação do Campo e como fortalecer o CAT nos municípios. 
 
O livro é uma sistematização de eficiências e eficácia da proposta de Educação Contextualizada desenvolvida pelo MOC, em parceria com a Universidade Estadual de Feia de Santana (UEFS) e movimentos sociais do campo. 
 
No Seminário acontecerá dentre os outros dias o Encontro com coordenações municipais de Educação do Campo debatendo, sensibilizando e capacitando as novas coordenações do Projeto CAT/Baú de Leitura para o trabalho segundo os princípios e metodologias da Educação do Campo, favorecendo/ possibilitando a compreensão dos processos de construção da Ficha Pedagógica. 
 
No evento houve participação do Presidente do MOC José Jeronimo de Morais, Cassia Margarete, da coordenação da Educação do Campo do governo do Estado da Bahia. 
 
Cerca de 120 pessoas estiveram presentes no Seminário que aconteceu até o dia 24, no município de Feira de Santana.

Por: Kívia Carneiro, Comunicóloga
Programa de Comunicação do MOC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.