TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Ichu marca presença no 4º Café com Prefeitos que tratou sobre o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos

Diversos envolvidos com a área educacional estiveram presentes
Diversos municípios da Região do Sisal entre eles Ichu, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 07, na cidade de Lamarão, durante o 4º Café com Prefeitos promovido pelo Fórum Regional de Educação de Jovens e Adultos realizado na Câmara Municipal de Vereadores. Além de prefeitos, participaram Secretários de Educação e demais educadores. 

O evento foi aberto por um grupo de samba de roda e logo depois houve um depoimento emocionante da jovem Sineide Cruz Costa, 26 anos, moradora da comunidade de Caatinga do Vieira em Lamarão que contou um  pouco da sua experiência durante o período em que estudou na EJA. 
A jovem contou que começou a estudar na EJA aos 12 anos, pois na comunidade em que morava não havia transporte, já que apenas ela podia estudar durante o dia, e por esse motivo teve que acompanhar seus irmãos nessa modalidade de ensino.

Sineide relatou que as dificuldades foram muitas, mas com persistência e dedicação conseguiu concluir, dando oportunidade para ingressar no Curso de Pedagogia na UNEB em Serrinha, onde agora cursa o 5º Semestre.  
Edite Faria (Membro da Coordenação Colegiada do Fórum Regional de EJA do Território do Sisal da Bahia) fez uma explanação explicando que Fórum é um espaço de discussões, debates e ações em prol do protagonismo dos sujeitos da EJA.  

Motivados pelo longo processo de mobilização e realização de encontros internacionais, nacionais, estaduais e principalmente pelas ações locais de EJA, entidades parceiras e representações de diversos segmentos-estado, município, igrejas, universidade, entidades governamentais, movimentos sociais, propulares e sindicais, que atuam no Território do Sisal/BA, pretendem articular  e intervir nas ações locais fortalecendo os espaços de debates e reflexões da EJA.  

Segundo Edite, atualmente dez municípios compõem o Fórum, mas outros já demonstraram interesse em ingressarem por entenderem a importância da EJA . Ela relatou que Lamarão estava sediando o 4º Café com Prefeitos, e que os outros foram em Serrinha, Valente e Araci tudo isso para sensibilizar os gestores e secretários para um olhar diferenciado para este tema.  

Passando vários levantamentos, Edite disse que o Fórum defende a educação e aprendizagem dos jovens, adultos e idosos como um direito humano que se efetiva ao longo da vida; Superar o analfabetismo dos jovens de 15 anos ou mais; A formulação, debate, interlocução e intervenção nas Políticas Públicas e Práticas Sociais de Educação de Jovens e Adultos na Bahia, como parte de uma Política Nacional de EJA; A Mobilização dos Movimentos Sociais e entidades da sociedade civil organizada na construção de políticas públicas que respeitem a diversidade e complexidade da EJA; Realização de audiências públicas e conferências municipais e regionais com temáticas que envolvam a EJA.  

Continuando com a atividade, os representantes de cada município foram convidados a falarem das experiências, dos avanços e dificuldades  existentes para o bom andamento da EJA.  

No município de Ichu a Secretaria Municipal de Educação vem atuando com quatro escolas e buscando aumentar o número de alunos participantes, melhoramento na merenda escolar entre outros fatores. 
Carlos Santiago (Prefeito) destacou a dificuldade que municípios menores a exemplo de Ichu sofrem  manter a educação, principalmente o transporte já que o valor repassado pelo Governo do Estado não paga praticamente nada.  

Apesar das dificuldades, Carlos disse que toda a sua equipe vai continuar lutando em prol da Educação, e que com a EJA não será diferente.
Município de Ichu presente no evento que reuniu Prefeitos e Secretários
Para encerrar o evento, Dival de Memel (Prefeito de Lamarão) e do CONSISAL endoçou as palavras de Carlos Santiago afirmando que Ichu foi um dos mucípios da região que mais sofreu no início desta gestão, pois segundo ele, os dois primeiros meses praticamente não recursos já que verbas foram bloqueadas.
Dival agradeceu aos presentes e disse que os municípios devem continuar unidos para fortalecer cada vez mais a educação de jovens e adultos. Sobre o questionamento feito por Edite se o CONSISAL poderia ajudar a EJA, o prefeito declarou que haverá um encontro com os municípios integrantes do Consórcio e essa sugestão do Fórum será apresentada.  
Carlos Herivelton, Dival de Memel e Carlos Santiago
Alguns municípios presentes se oforeceram para sediarem o 5º Café com Prefeitos a ser realizado em 2018, porém no encontro de hoje ainda não foi definido.  

Redação do AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.