TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 26 de novembro de 2017

ICHU- Realizado com sucesso o Outubro rosa/Novembro Azul na UBS Helena Santiago

Aconteceu no último sábado, 25 de novembro  uma atividade voltada para a prevenção de mulheres e homens na Secretaria Municipal de Saúde e Unidade Básica de Saúde Helena Santiago, Sede do Município de Ichu. 

O evento denominado Outubro Rosa/ Novembro Azul foi realizado com o objetivo de incentivar a população a buscar o serviço de Saúde (principalmente aquelas e aqueles que não procuram a unidade com frequência) como forma de mostrar que prevenir ainda é a melhor solução.

Durante toda a manhã de Sábado, a Equipe de Saúde recebeu 160 mulheres e 70 homens que ouviram atentamente as palestras voltadas aos temas e receberam atendimentos de Aferição de PA, Glicemia Capilar, testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatite, bem como coleta de Sangue para o PSA para homens, realização de exames hormonais ( para mulheres acima de 50 anos) e  Preventivos ginecológicos.

As atividades foram realizadas em espaços diferentes com o intuito de deixar o público presente mais a vontade para ouvir e tirar suas dúvidas.

Na parte da Saúde do Homem,  Dr Robson Dos Reis Silva abordou vários temas relacionados aos problemas que surgem a partir dos 40 anos  e ficou feliz em perceber a presença de dezenas de homens  já que,  uma das razões que os homens não vão ao médico após essa idade é o medo do exame da próstata, porque muitas vezes “a sua masculinidade não permite isso”

Dr Robson citou algumas Doenças Comuns como a obesidade Masculina  que vem crescendo significativamente  e uma das causas tem sido a falta de um estilo de vida mais saudável com alimentação balanceada e a prática de exercícios.

Sobre as Doenças Cardiovasculares ele destacou que estas são responsáveis por 29,4% das mortes no Brasil e 60% dos casos são em homens com média de 56 anos de idade. A principal característica dessas doenças é o acúmulo de placas de gordura nas artérias ao longo dos anos, impedindo a passagem do sangue. 

Sobre o Câncer de Próstata, assunto principal do dia, foi frisado que vem sendo também um dos tipos mais comum no mundo entre os tipos de câncer, o que mais acomete os homens, e é a quarta maior causa de morte no Brasil.

Quando diagnosticado e tratado no início, os riscos de mortalidade são reduzidos. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada, ou diminuição da força do jato da urina. É recomendável fazer o exame PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. 

Sobre a Saúde da mulher, Dra Cristiane Santiago enfatizou  os Sintomas e fatores de risco do câncer de mama que na maioria dos casos,  pode ser percebido em fases iniciais, aumentando as chances de tratamento e cura. Dentre eles estão:

- Nódulo/caroço, fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher.

- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

- Alterações no bico do seio (mamilo).

- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.

- Saída de líquido anormal das mamas

O tratamento desse câncer varia conforme o tipo e o local em que o nódulo está. As formas mais comuns são: quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia (para bloquear a ação dos hormônios femininos), e a cirurgia parcial (retirada do tumor) ou mastectomia (retirada completa da mama). 

Sobre o Preventivo Cristiane destacou que o exame é de grande importância na prevenção desse tipo de câncer, pois detecta alterações do colo do útero  ainda em fases iniciais, proporcionando melhores índices de sucesso no tratamento.Aliada à realização do exame preventivo, está a adoção de hábitos saudáveis de vida. Alimentação equilibrada, não fumar e praticar relações sexuais sempre com proteção (utilizando preservativos) é fundamental, visto que mulheres fumantes têm duas vezes mais risco de desenvolver a doença do que as não fumantes e que seu principal fator de risco - a infecção pelo papilomavírus humano (transmitido sexualmente) - também pode diminuir com o uso do preservativo. 

Denieire Santiago, enfermeira e coordenadora de Atenção Básica agradece a toda equipe envolvida nesse processo de amor e cuidado, aos profissionais Robson dos reis Silva, Cristiane Santiago e Karine Santiago Médicos e enfermeira que se dispuseram a contribuir para que esse evento alcançasse o maior número possível de pessoas , não medindo esforços para darem o seu SIM em pleno Sábado, ao SINTRAPI (Sindicato dos Trabalhadores Do Serviço Público de Ichu). 

Nailana Araújo, Secretária de Saúde agradece imensamente todo empenho e cuidado com o servir da equipe de Saúde bem como a dedicação de Denieire Santiago para com o povo de Ichu. Para ela tudo só é possivel quando todos se mantém juntos no mesmo objetivo dando as mãos e abraçando a Saúde como um todo."É por isso que me apaixono cada vez mais pela equipe que tenho. Não tem dia ou hora que seja impecilho quando se quer e se tem vontade de fazer as coisas acontecer"-Nailana.

"Que as nossas mãos nunca estejam cansadas demais para ajudar, que nunca nos falte vontade de amar e que viver não seja um trabalho árduo, mas uma tarefa que realizamos com prazer." (Rosi Coelho)  

Por Cida Carneiro/ Fotos: Normeide Lima e Denieire Santiago 

CONFIRA OUTRAS IMAGENS:







































Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.