TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 28 de janeiro de 2018

Psicóloga Joseane Mendes realizará em Ichu atividade do Janeiro Branco

Às 9 h da manhã desta segunda-feira, 29, na Praça da Matriz será realizada uma atividade do Janeiro Branco promovido pela Psicóloga Joseane Mendes que por muito tempo trabalhou na cidade de Ichu.
Janeiro Branco é uma campanha totalmente dedicada à conscientização e à prevenção em relação à Saúde Mental, que pretende colocar o tema da saúde mental ao máximo em evidência durante esse primeiro mês do ano, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o que é a saúde mental na verdade.
  
Diante de um número cada vez maior de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico, agressividade, entre outros, faz-se necessário mostrar que as pessoas precisam começar a cuidar também de aspectos mentais e emocionais de sua vida.  

A IMPORTÂNCIA DO JANEIRO BRANCO
Em uma época em que as taxas de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido de forma exponencial em todo o mundo – segundo dados dos Ministérios da Saúde de todos os países do planeta e da Organização Mundial de Saúde (OMS) -, a Campanha Janeiro Branco justifica-se como uma importante ação preventiva em relação a essas graves questões e, fundamentalmente, como uma necessária campanha voltada à promoção de mais Saúde Mental nas vidas das pessoas e à democratização dos cuidados e conhecimentos relacionados a ela. 

COMO COMEÇOU E ONDE ESTÁ HOJE
A campanha ainda é nova, começou em 2014 em Minas Gerais, inspirada na campanha Outubro Rosa. Naquela primeira edição já contou com palestras em diversos espaços da cidade e uma ampla divulgação do tema online. 

Hoje a campanha já conta com colaboradores em diversas cidades do Brasil, com mais cidades aderindo a cada ano, onde psicólogos(as) e estudantes em parceria com demais profissionais do universo da Saúde promovem mini-palestras, rodas de conversas, dinâmicas de grupo e intervenções urbanas em nome da Saúde Mental em espaços públicos e privados das cidades em que o Janeiro Branco é realizado.     

POR QUE JANEIRO E POR QUE BRANCO?  
“Virada de ano é um período em que as pessoas entram em um movimento espontâneo de avaliação das suas próprias vidas e, Janeiro, o primeiro mês do ano, é um mês terapêutico por natureza – vamos, então, aproveitá-lo e instigar as pessoas a pensarem sobre Saúde Mental, sentidos de vida, propósitos existenciais, qualidade de relacionamentos, equilíbrio emocional e se são, ou não, verdadeiramente felizes”. 

A ideia era aproveitar a posição estratégica, assim como o perfil introspectivo do mês de Janeiro, e chamar a atenção das pessoas para essas questões de ordem psicológica-existencial, incentivando-as a tomarem o início do ano como um ponto de partida privilegiado para pensarem sobre as suas condições psicológicas e investirem em mais Saúde Mental em suas vidas ao longo de todo o tempo.

Já a cor branca representa o quadro ou papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam. 

Mais informações:  Espaço Terapêutico Psicologia para Todos – Rua Borborema, 11, Capuchinhos (rua atrás da Padaria Coelho da João Durval) 

Telefones: 3030.2013 / 9 8158.1431 / 9 9847.7077  

Redação do AL Notícias - Informações Dra. Joseane Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.