TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Ichu: Site AL Notícias homenageia o Forrozeiro Zé de Zequinha

O Site AL Notícias sempre faz homenagens para pessoas vivas de Ichu que contribuíram ou ainda contribuem para o desenvolvimento do município independente da área. Nada mais justo que nesse período junino homenagearmos um artista local que desde os 15 anos de idade começou a tocar sanfona, sendo a mesma de oito baixos, mudando posteriormente para a sanfona de 80 baixos.
A homenagem do AL Notícias vai para José Pereira Cordeiro Filho, popular Zé de Zequinha. Ele nasceu na fazenda Boa Vista, município de Ichu, no dia 12 de Maio de 1945.

Nesta quarta-feira, 06, o Sanfoneiro esteve na Escola Municipal Aloísio Cedraz - EMAC participando de uma entrevista feita pelos alunos do 6º Ano C sob a orientação da Professora Ivani Almeida. A EMAC está desenvolvendo o Projeto São João, aonde vem buscando conhecer cada vez mais com o "Estudando o Sanfoneiro".
Foto: Professora Ivani
De acordo com Seu Zé de Zequinha, as festas hoje são muito diferentes, pois antigamente apesar das dificuldades não havia briga. Ele ressalta que as pessoas iam no intuito de se divertirem, claro que algumas vezes apareciam uns baderneiros que ameaçavam rasgar a sanfona e o músico errasse, ou demorasse a tocar, mas era raro.
 
Seu Zé destaca que infelizmente hoje a cultura da sanfona, triangulo e zabumba tem diminuído com a inserção do teclado nas festas, no entanto, ele ressalta a falta de apoio para este tipo de grupos principalmente quando envolve a chamada política partidária, em que determinado artista não é convidado ou até mesmo é impedido de tocar por ter votado contra o prefeito entre outros políticos.
 
Aos 73 anos, mesmo cansado, de vez em quando com problemas de saúde, continua lutando para manter viva esse estilo de forró pé de serra, e espera ter mais espaço.
A maioria das alvoradas em festa de colégios é feita por Zé de Zequinha
Foto: Blog do Ceaco
Durante a entrevista que foi realizada pelos alunos da EMAC, a redação do AL Notícias aproveitou para conversar um pouco com Zé de Zequinha e a professora Ivani Almeida. Confira no vídeo.
Redação do AL Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.