CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Veja alguns dados relacionados ao município de Ichu

Em 2007, o dia 2 de abril foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. Essa mobilização pelo mundo serve para alertar que essas pessoas são diferentes, mas são tão humanas quanto todos. 
O município de Ichu atualmente tem 08 estudantes autistas já diagnósticados sendo que 05 destes estão na rede municipal de ensino e 03 na rede particular. 
A Coordenadora Municipal da Educação Especial, Nivia Carneiro, mãe de um autista, diz que no atual momento o Autismo ganhou mais visibilidade no município. 

"Há dez anos, ninguém falava sobre Autismo em Ichu e muitos viam o meu filho como um "doente". Hoje uma grande parte da população, principalmente nossos professores, já sabem que o Autismo não é doença e sim uma condição," destacou a coordenadora.

A inclusão desses alunos têm sido feita através da garantia de mediadores de aprendizagem em sala de aula, formações de profissionais na rede para discutir o tema e do Acompanhamento Educacional Especializado.

No próximo dia 26 de Abril a equipe da Educação Especial Inclusiva que integra a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizará um encontro com pais e mães de autistas com o intuito de discutir e levantar informações relevantes sobre o assunto. A programação ainda será definida.

O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. 
Redação do AL Notícias | Colaboração Nívia Maria e Edmari Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.