TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 11 de maio de 2019

Realizada Audiência sobre Fraternidade e Políticas Públicas proposta pela vereadora Geovana

Por iniciativa da vereadora Geovana (PR) aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 09 de maio, na Câmara Municipal de Vereadores uma importante audiência pública que tratou sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2019 da CNBB - FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS.
O evento contou com as presenças dos vereadores (as) Willian Gonçalves (presidente da câmara), Arraia, Eugênio, Lúcia Maria, Geovana Marcia, do secretário de saúde Edcarlos Lima, prefeito Carlos Santiago e diversos seguimentos da sociedade civil.

Para esta audiência foram convidadas entidades da sociedade civil tais como conselhos municipais, sindicatos e associações e o representante legal do município, o prefeito Carlos. Também foi convidado o Padre Gildvan pelo fato do tema ser uma iniciativa da igreja católica.
O presidente Willian abriu os trabalhos e pediu que entoássemos o hino ao município. Passou a palavra  a vereadora Geovana que expôs sobre a sua propositura acolhendo e agradecendo a presença dos participantes e logo em seguida ao Padre Gildvan para falar das motivações da CNBB com a escolha do tema da Campanha da Fraternidade deste ano.

Deu a palavra aos vereadores e fez uso a vereadora Lúcia e o vereador Eugênio.

Em seguida as entidades presentes apresentaram as políticas públicas mais necessárias no âmbito de atuação de cada uma, a saber:

APAEB – falou sobre a situação do Rio Tocós que não "segura" a água  apontando para a necessidade da criação de reservatórios para receber a água que não fica no rio. Também falou sobre a educação do campo, pedindo mais suporte e parceria da Secretaria de Agricultura especialmente na assistência técnica.
SINTRAFI - apontou para a urgência de uma Secretaria de Agricultura mais equipada com técnico agrícola, local próprio e suporte de transporte para os agricultores virem para a feira livre bem como participar de feiras de agricultura familiar. Também sugeriu a doação de sementes e estímulo à produção dos agricultores beneficiários dos projetos de captação de água  
COLÉGIO ESTADUAL LUIZ JULIO CARNEIRO – tratou do problema do lixão e dos recursos hídricos. Sobre o primeiro problema apontou para a necessidade de fortalecimento da ACTAMRES, mudança do local (pois o lixão é num terreno de declive próximo ao rio), realização de campanhas de conscientização, carta aberta aos comerciantes que comercializam produtos tóxicos para recolher os recipientes. sobre os rios, plantio de árvores para reconstrução da mata ciliar, carta aos proprietários dos terrenos próximos ao riacho da estiva para não construirem nem obstruirem o riacho.
ACTAMARES –  cobrou apoio para coleta dos resíduos recicláveis nas comunidades (transporte), celebração de convênio da prefeitura com a entidade.
CONSELHO DA MULHER – Lutar pela implantação do CREAS, criar um órgão próprio para as questões da mulher (tipo departamento), uma casa dos conselhos para que possam ter onde se reunir e  agilizar o delegado de polícia.
CONSELHO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - falou da dificuldade em chegar aos órgãos competentes relacionados às denúncias que recebe.

Após as falas das entidades o presidente cedeu a fala ao Secretário de Saúde que falou da preocupação com os casos relacionados à saúde mental crescentes no município.
Por fim falou o prefeito Carlos que tentou abordar um pouco de cada questão levantada. Falou dos problemas de habitação, dos projetos parados nos ministérios. Sobre o saneamento básico falou que a EMBASA apresentou um projeto simplificado que deverá dar andamento aos trabalhos já iniciados no município. Falou também dos animais soltos, da reforma do hospital, do desemprego e respondeu a algumas questões.

A jovem Auriele cobrou políticas públicas para a juventude e reclamou da falta de oportunidade aos técnicos agrícolas formados no município.
No encerramento a vereadora Geovana falou que todas as propostas serão encaminhadas aos órgãos responsáveis e pediu ao prefeito que sensibilizasse os secretários para dar atenção às sugestões ali apresentadas.
 
Fonte: Blog da Vereadora Geovana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.