TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

ICHU-Equipe de Saúde realiza I Oficina de Intervenção, Prevenção e Posvenção de Suicídio

Aconteceu na última quarta feira, 04 de Setembro de 2019, a Primeira Oficina de intervenção, Prevenção e Posvenção de Suicídio, através da Equipe de Saúde de Ichu Bahia.
O evento que aconteceu na Sede do SINTRAPI (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público de Ichu), contou com a presença de representantes de diversos segmentos do Município.
Os Oficineiros do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), Wagner e Otávio, abriram o momento com uma reflexão sobre o julgamento das pessoas quando percebem algum jovem se isolando da sua rotina normal. Para eles, as frases repetitivas só fazem com que a dor do outro cresça ainda mais.
Tania, Psicóloga do CRAS, falou sobre a importância de se estar discutindo um assunto tão complexo como esse, a prevenção do suicídio. Falou sobre os programas existentes no CRAS  que são compostos por programa, benefícios e serviços, buscando fortalecer os vínculos familiares e comunitários com temas abordados em formação continuada onde  a prevenção ao suicídio está ligado a esses temas. Segundo ela, o planejamento é feito mensalmente se fortalecendo dentro das atividades com os jovens. Afetividade, autonomia, auto estima são ações continuadas que ajudam a prevenir o suicídio. o dialogo também é uma ferramenta bastante usada com esse publico alvo.
Erica Cordeiro, enfermeira lotada na Unidade de Saúde da Família Rita Meire, trouxe como contribuição, a necessidade de se trabalhar o Setembro Amarelo. Quando se pensa em Saúde principalmente na Atenção Primária pensamos em prevenir a doença.

Erica que é enfermeira com vasta experiência em Saúde Mental, trouxe uma mensagem do Psiquiatra e escritor Augusto Cury com a seguinte reflexão: "E, para os que pensam em pôr um ponto final na vida, procuro vender uma vírgula, ... Sim, uma vírgula. Uma pequena vírgula, para que eles continuem a escrever a sua história".

"O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa".(www.setembroamarelo.org.br)
Segundo dados do IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município de Ichu que está localizado na região do Sisal a uma distância de 178 km da capital baiana com base do Censo 2019, tem uma população de  6.206 habitantes e possui um percentual de 3,2% da população com sofrimento mental. 

Esses dados são  os que são notificados pela secretaria de saúde. muitos outros ainda estão ocultos porque muitos ainda tem medo de falar sobre os sentimentos ou tentativas.Por ser um município com um numero populacional pequeno, os número são crescentes o que assustam. É preciso que todos se envolvam para que se consiga reverter esses dados.
Edcarlos Silva, Secretário Municipal de Saúde, agradeceu a todos os presentes e a sua equipe que vem sempre demonstrando preocupação e interesse em oferecer o melhor para a comunidade. Fazer saúde é sempre uma tarefa árdua, mas quando trabalhamos com um único objetivo, tudo tende a ser bem feito. Juntos sei que podemos ir além. Edcarlos destacou mais uma vez a busca incessante pelo refinanciamento do Centro de Atenção Psico Social que tem Irará como local de regulação mas que até hoje nunca recebeu nenhum paciente de Ichu. Para ele está sendo um desafio buscar soluções para esse problema. Sua busca maior está sendo junto a CIB (Comissão Intergestora Bipartite) onde vem participando de reuniões que o direcione ao melhor caminho.
Por Cida Carneiro 
CONFIRA OUTRAS IMAGENS: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.