TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

ICHU- Estudante de Biomedicina é destaque no Outubro Rosa da USF Helena Santiago

Na última quinta feira, 17 de Outubro de 2019, a Equipe de Saúde da Família Helena Santiago desenvolveu para a comunidade Ichuense o Dia D de Conscientização sobre o Outubro rosa, mês de incentivo maior ao combate ao Câncer de mama.

Para este momento foi convidado o estudante Ichuense de Biomedicina da Faculdade Nobre, Danrley Oliveira, que participou do V Curso de Inverno em Oncologia Molecular, que aconteceu entre os dias 22 e 26 de julho, no Hospital de Câncer de Barretos (SP), o Hospital de Amor. Apenas 60 estudantes de todo o Brasil tiveram a oportunidade de participar do evento, que discutiu os principais avanços tecnológicos e científicos da área. Danrley foi o primeiro baiano selecionado para participar do curso, que chegou em sua quinta edição neste ano.

Danrley trouxe para o público presente os mitos e verdades sobre o cancer de mama bem como os fatores que podem desenvolvê-lo.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam formando um tumor. É um tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil depois do de pele não melanoma.

Existem diversos tipos, cada um possui suas particularidades e isto define a velocidade de progressão e ate mesmo o tratamento do tumor.

Dentre os fatores de risco estão os  ambientais e comportamentais, fatores de história reprodutiva e hormonal, fatores genéticos e hereditários.

Para prevenir é simples basta praticar atividades físicas,  alimentar-se de froma saudável,  manter o peso corporal adequaldo, evitar o consumo de bebidas alcoolicas, amamentar e evitar o uso de hormonios sintéticos como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Se toque! É importante observar suas mamas (seja no banho, no momento de trocar de roupa, ou em outra situação do cotidiano) valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

Faça o autoexame pois ele é um ótimo aliado na detecção precoce do câncer de mama já que mais de 60% descobriram pelo autoexame.  Vale destacar que apesar disso é importante que você saiba que o autoexame NÃO  basta para diagnosticá-lo.

O SUS oferece todos os tipos de exame e medicamento alem de cirurgias como mastoctomia e reconstrução da mama.

Durante a palestra, a enfermeira Zeila Andrade realizou exames citopatológico nas mulheres.

Após a Palestra, a Fisioterapeuta Renata Cedraz trouxe o exercício do Kegel que consiste na contração e descontração destes músculos, que são por vezes nomeados músculos de Kegel, numa referência ao exercício. 

"O objetivo deste é restaurar o tónus muscular e força do músculo já referido de modo a prevenir ou reduzir problemas do pavimento pélvico e aumentar a gratificação sexual. estes são tidos como um bom meio para tratar o prolapso vaginal e prevenir o prolapso uterino nas mulheres. Pode ser também benéfico no tratamento da incontinência urinária, tanto nos homens como nas mulheres. Os exercícios de Kegel são também conhecidos como exercícios do pavimento pélvico ou simplesmente Kegels".(wikipedia)

A estudante Raynara Silva, participou do momento recitando uma bela poesia que fala do sentimento de ansiedade como forma de mostrar às pessoas que quando o corpo fala é preciso estar atento para não causar danos maiores. CONFIRA: 

Poucos se expressam
Porque não sabem como lidar
É uma dor tão profunda
Que eu começo a ter falta de ar
Sinto-me como se fosse insuficiente 
Para todos nesse lugar
Pois para quem não me compreende
Acham que só sei dramatizar


DE-PRES-SÃO
É o que eu tenho, e todos acho que não
Porque para sociedade
Sou uma pessoa feliz e sorridente,
Mas, do que adianta demonstra isso
se no fundo do meu íntimo,
eu sinto um vazio,
que nem eu mesmo entendo

O medo, me consome
O vazio, só cresce
Os tremores,me atormentam
O Coração, acelera
A respiração,fica ofegante
Fico sem voz.
E no fim, meu corpo todo paralisa

E vivo isso todos os dias da minha vida
Até eu chegar a um ponto de ruptura
Você sabe o que significa  pra quem sofre disso? SUICÍDIO
Mas calma
Não acabou
Porque como dizem
"Talvez não aja cura"
Mas  a tua ajuda
Pode determinar o fim dessa história
-Rainara Silva 

Por Cida Carneiro/Fotos: Thyara

CONFIRA TODAS AS IMAGENS: 




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.