TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Carta aberta da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ichu aos Estudantes e Famílias.

CARTA ABERTA AOS ESTUDANTES E FAMÍLIAS.
Em cumprimento com o que determina o Decreto Estadual nº 19.549 de 18 de março de 2020 que declara a situação de emergência no território baiano e Decreto Estadual nº 19.529 de 16 de março de 2020, que dispõe sobre a suspensão das atividades letivas nas unidades de ensino, públicas e particulares, e demais orientações oficiais dos setores de saúde em relação a Pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus), a Secretaria Municipal de Educação de Ichu, vem dialogar com estudantes e  familiares sobre as medidas educativas necessárias para esse período de distanciamento social. A medida de suspensão de aulas já foi instituída no município através do decreto nº 018/2020 por recomendações dos órgãos superiores de gestão da saúde e da educação, tendo em vista que as escolas são ambientes fechados, com grande número de pessoas e com realização de atividades coletivas.

Diante dessa medida, face à preocupação da Secretaria com a aprendizagem dos alunos, direcionamos alternativas de estudo para orientar as famílias e estudantes durante o período de isolamento. As atividades propostas têm como objetivo orientar os estudantes quanto aos conteúdos previstos nos planos de ensino dos professores, divulgar informações sobre a realidade do coronavírus e contribuir para que seja feito bom uso do tempo com aprendizagens significativas.
 
Recomendações:
  • Dedique um tempo para acompanhar e estimular seus filhos nas tarefas escolares;
  • Façam leituras diárias com seus filhos e incentivem-nos a ler (histórias diversas, receitas, poemas, notícias, panfletos, cartazes, etc.);
  • A brincadeira além de divertir, também educa, então brinquem de morto vivo, stop, jogo da velha, jogos online, dança, mímica, adivinhe a música, telefone sem fio, charadas, passar anel, cantigas de roda, pinturas, confecção de objetos com reaproveitamento de material;
  • As unidades escolares e seus respectivos professores encaminharão atividades, orientações e estímulo à aprendizagem em família. O material para as crianças e adolescentes inclui várias sugestões de atividades lúdicas e brincadeiras, acervo de livros que incluem História em Quadrinhos, livros infantis, textos informativos, narrativas e poesias. Ainda há indicação de canais educativos nas mídias sociais com animações e contação de histórias, sugestões de aplicativos, jogos, séries e filmes, vídeoaulas. Atividades nos livros didáticos, produções textuais, pesquisas diversas, produções artísticas, exercícios, etc.
  • Os meios virtuais e impressos serão utilizados para o direcionamento das atividades previstas, portanto, fiquem atentos(as) aos grupos de WhatsApp, páginas de Facebook das escolas e outros canais de comunicação que as escolas dispuserem.
  • Sigam corretamente as orientações dos setores de saúde sobre os cuidados para não contrair ou transmitir o vírus;
  • Fiquem em casa.
O Conselho Estadual de Educação, através da Resolução CEE nº27 de 25 de março de 2020, orienta quanto a aplicação de atividades curriculares nos domicílios dos estudantes por força das medidas temporárias de enfrentamento à situação de emergência em saúde pública, dessa forma, o município de Ichu estará desenvolvendo atividades domiciliares de caráter complementar à aprendizagem e aguardará as determinações da Secretaria de Educação do Estado para definir a continuidade do período letivo 2020.
 
Divulgaremos maiores informações assim que possível.
 
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
 
Redação do AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.