TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 28 de abril de 2020

Com 82 casos confirmados de covid-19, Feira de Santana tem 29 casos ativos da doença

A cidade tem registrado novos casos todos os dias.
Conforme dados do boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no final da tarde desta terça-feira (28), mais um caso de covid-19 foi registrado em Feira de Santana, elevando para 82 o número de casos comprovados oficialmente por meio de exames realizados no Laboratório Central da Bahia (Lacen). A cidade tem registrado novos casos todos os dias.
Gráfico: Casos notificados de Covid-19 em Feira de Santana no ano de 2020
por classificação final. Fonte: Ministério da Saúde/SMS/Viep
Considerando o número de 52 pacientes recuperados, e um que veio a óbito (confira aqui), 29 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Esses números se referem a casos comprovados por exames. Para que o número de infectados não aumente é importante que a população siga as regas de isolamento social e demais cuidados contra o coronavírus.

Ainda conforme o boletim, até as 17h desta terça-feira, foram notificados 898 casos suspeitos da doença, sendo 728 casos descartados, e 88 casos aguardando resultado de exames laboratoriais. Ressaltamos que os números são dinâmicos e sofrem alterações, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam. 

Como prevenir o coronavírus? 
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

-Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

-Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95. (Fonte: Vigilância Epidemiológica/Secretaria Municipal de Saúde).

Como é feito o tratamento do coronavírus? 
Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas. 

Qualquer hospital pode receber paciente com coronavírus? 
Para um correto manejo clínico desde o contato inicial com os serviços de saúde, é preciso considerar e diferenciar cada caso. Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência estadual para isolamento e tratamento.

Os casos suspeitos leves podem não necessitar de hospitalização, sendo acompanhados pela Atenção Primária e instituídas medidas de precaução domiciliar. Porém, é necessário avaliar cada caso. (Fonte: Vigilância Epidemiológica/Secretaria Municipal de Saúde) 

Leia também: Covid-19: prefeito de Feira diz que curva da pandemia na cidade está achatada e pede que a população colabore mais 

Andrea Trindade / Acorda Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.