TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

ICHU- Realizada reunião com membros das equipes de Atenção Básica para tratar do Previne Brasil

Foi realizada nesta quarta feira, 09 de setembro de 2020, uma reunião de apresentação do novo modelo de financiamento de Atenção Básica, o Previne Brasil.
O Objetivo desse encontro foi discutir estratégias que visem a alterar a lei existente do PMAQ  nº 02/2017 que cria no município de Ichu Bahia o prêmio variável de qualidade e inovação-PMAQ para o novo programa denominado Previne Brasil. 

"O Programa Previne Brasil está vigente desde janeiro de 2020 através da Portaria nº 2.979 GM/MS/2019 que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária a Saúde (APS), as regras valem para as equipes de Saúde da Família e equipes de Atenção Primária do Distrito Federal e municípios constantes no anexo da Portaria nº 172, de 31 de janeiro de 2020  (apresenta manutenção ou acréscimo dos valores a serem transferidos).  Os valores referentes aos PMAQ também foram direcionados para os novos critérios do financiamento da Atenção Primária. O programa era de adesão voluntária e previa 720 indicadores de desempenho, sendo muito difícil o acompanhamento, resultando em baixa adesão pelos gestores do SUS. Agora, os municípios serão avaliados, progressivamente, por meio de 21 indicadores sem precisar de adesão prévia, sendo 7 indicadores em 2020, mais 7 em 2021 e outros 7 em 2022. O objetivo é justamente alcançar melhores resultados em saúde a partir de indicadores acessíveis. Entre eles estão a realização de consultas pré-natais e vacinação de crianças. O pagamento referente ao desempenho será feito a partir de setembro de 2020, considerados dados do quadrimestre anterior: de maio a agosto".(saude.gov.br/)

Foi feita uma comissão com membros de cada categoria inserida na Atenção Básica onde juntos apresentarão formas possíveis de adequar esse novo modelo com a antiga lei. 

Estiveram presentes o Secretário de Saúde Edcarlos Silva, a coordenadora de Atenção Básica Denieire Santiago, a vice presidente do SINTRAPI (Sindicato dos Serviços Públicos do Município de Ichu) Silvaneide Silva, que também é Agente Comunitário de Saúde, Técnico em enfermagem,Médico, enfermeiro, Fisioterapeuta, dentre outros apoiadores do programa.

Uma nova reunião será feita no próximo dia 22 de setembro, onde essa comissão trará propostas a serem avaliadas para incluir nessa alteração.

Edcarlos Silva se comprometeu a contribuir ativamente para que isso aconteça o mais breve possível e assim sua equipe continue recebendo o reconhecimento merecido pelos trabalhos desenvolvidos dentro daquela secretaria.
Por Cida Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.