TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 10 de agosto de 2021

ICHU - Equipe de Saúde realiza atividades do PSE na Escola Municipal Aloísio Cedraz

A Equipe de Saúde do Município de Ichu, está realizando nesse semestre as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) que estão sendo feitas de forma reduzida, seguindo todas as normas de segurança e prevenção ao COVID-19 e nessa terça feira, (10 de agosto de 2021), as atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal Aloísio Cedraz com os estudantes do 6º ano.

A equipe que cuidadosamente preparou tudo para este momento tão importante aos educandos, iniciou os trabalhos com palestras voltadas à alimentação saudável conduzida pelas nutricionistas que atuam no NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e a nutricionista que atende na Secretaria Municipal de educação. 

A Enfermeira Osneide França que atua na Unidade de Saúde da Família Helena Santiago falou sobre a importância de se manter atualizada as vacinas de HPV, Miningite que fazem parte do calendário de vacinação para adolescentes bem como os cuidados a serem tomados com o retorno as aulas.

Os agentes Comunitários de Saúde fizeram a realização das medidas antropométricas que foram avaliadas pela nutricionista.

A educadora Física falou sobre a importância e os benefícios das atividades físicas. 

Leonam Castro, Coordenador da Atenção Básica explicou sobre a realização de atividades entre Saúde e Educação e o quanto essa ligação consegue detectar possíveis problemas de saúde e preveni-los.

"O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. A intersetorialidade das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras". (aps.saude.gov.br

As atividades contam sempre com o apoio da Enfermeira, Psicóloga, Dentista, Técnicas de Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Agentes Comunitários de Saúde e a Equipe do NASF..

Leonam agradeceu a Diretora da escola Ivani Almeida pela acolhida e contribuição para a realização das atividades. 

Por Cida Carneiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.