TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

ICHU - ACS e ACE estão em Brasília participando da mobilização nacional da categoria.

O  04 de outubro é comemorado nacionalmente  como o dia nacional do Agente Comunitário de saúde e de combate às Endêmias, profissionais essenciais na Saúde do país.
Assim sendo, os ACS e ACE de Ichu-BA estão participando em Brasília da mobilização nacional convocada pela CONACS (Confederação Nacional dos Agentes de Saúde e de Combate as Endemias) que visa a derrubada do veto 44 da LDO onde suspende qualquer orçamento voltado aos reajustes, a votação da PEC 22 que garante o reajuste anual do piso nacional e a PEC 14 que garante aposentadoria especial.
Erenaldo Jorge- Presidente do SINDRACS-Leste Feira de Santana
Durante o primeiro dia de atividade, houve flashes no Programa Rádio ativo com Mateus Oliveira e Cida carneiro na Independente FM, levando a informação precisa direto de Brasília.
04 de outubro dia do Agente Comunitário de Saúde:
Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim da década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Nordeste (e outros lugares, como o Distrito Federal e São Paulo) em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades. Era uma nova categoria de trabalhadores, formada pela e para a própria comunidade, atuando e fazendo parte da saúde prestada nas localidades.

Hoje, a profissão de agente comunitário de saúde (ACS) e ACE (Agente de Combate à Endemias) é uma das mais estudadas pelas universidades de todo o País. Isso pelo fato de os ACS/ACE transitarem por ambos os espaços – governo e comunidade – e intermediarem essa interlocução. O que não é tarefa fácil.

O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe.

O ACE é um profissional fundamental para o controle de endemias e deve trabalhar de forma integrada às equipes de atenção básica na Estratégia Saúde da Família, participando das reuniões e trabalhando sempre em parceria com o ACS. “Além disso, o agente de endemias pode contribuir para promover uma integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental". (Dab.gov.br).
Ichu Bahia é uma das centenas de cidades que estão presentes nesse dia histórico.
A programação segue até amanhã, 05 de outubro.

FOTOS:

Profissionais de Candeias, Dias D'ávilas e Simões Filhos também estão presentes






Por Cida Carneiro / Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.