TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

COITÉ - Agricultores de Brasília visitam comunidades coiteenses:

A agricultura familiar e o associativismo é um dos destaques do município de Conceição do Coité, agricultores de outros estados já visitaram o município, isso tem continuado , nesta quinta-feira (10), aproximadamente 40 agricultores de Brasília visitaram três comunidades coiteenses, foram elas: povoado de Onça, Pedras e Nova Palmares.

Nessas comunidades, eles viram de perto o avanço da agricultura familiar, isso através do apoio que o governo municipal, que sempre deu aos agricultores, desde do preparo da terra até o cultivo dos produtos a exemplo da mandioca, os agricultores de Brasília viram a união que existe entre as comunidades e o agricultor.

Na comunidade de Onça, a lavradora e vice presidente da associação local, Maria Natividade, conhecida por Cecéu, presidiu a reunião, onde foram passadas as informações, principalmente como começou a associação, que conta com a participação das mulheres da comunidade, que atinge aproximadamente 80% dos associados, mais de 20 mulheres produzem os derivados da mandioca como: bolacha de goma, sequilhos, beiju e outros, de forma organizada a comunidade fornece os produtos da agricultura familiar para o município local e outros, o lucro dos produtos é dividido entre as mulheres.

Quem também esteve acompanhando a comitiva foi o presidente do Conselho de Desenvolvimento Municipal (CDM)e Secretario da Agricultura, José Mario Carneiro Rios, “As comunidades do município sempre recebe visitas de outros estados, agora foi Brasília , eles ficaram surpresos com a organização das associações coiteenses, nós como governo, sempre estamos apoiando através de curso de capacitação e outros. Essa foi a determinação do prefeito municipal Renato Souza, que veio desse movimento.” Disse o secretario.

Na comunidade de Pedras, visitaram a casa de farinha e houve outra reunião com os agricultores, dirigida pela a presidente da associação local, Helenilda Silva, conhecida por Nilda de Pedras. Segundo Nilda, o que mais ajudou a comunidade, foi quando a mesma recebeu a Unidade da Agricultura Familiar, as mulheres da comunidade também produzem os derivados da mandioca, fornecem produtos para a merenda escola do município local e outros. “Os associados da comunidade, aproximadamente 90% são mulheres, graças a Deus somos unidas, esse é o segredo do sucesso comunitário, agradeço aos visitantes, que estão levando muita experiência das comunidades coiteenses, agradeço, principalmente o governo municipal que através da secretaria da agricultura pelo o apio.” Disse Nilda

O Assentamento de Nova Palmares, também foi visitado, houve reunião na sede da associação, os agricultores viram de perto o desfibramento do sisal (motor de sisal), ficaram encantados com a forma de trabalho da área.

O coordenador da comitiva, José Gonçalves, que também faz parte do governo do Distrito Federal, destacou a união das comunidades, associações, agricultores e, principalmente o apoio que o governo municipal dar as comunidades. “O objetivo da visita, foi levar as experiência adquiridas nessas comunidades, ficamos felizes com a receptividade que tivemos, estamos de braços abertos para os agricultores coiteenses lá em Brasília.” Relatou Gonçalves.

ASCOM/Por: Val César

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.