TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 22 de janeiro de 2012

ICHU - Reflexão sobre a política e a politicagem em nosso município:

O município de Ichu está passando por um momento muito delicado na política local; em todos os lugares que se anda não se fala em outra coisa a não ser na possível cassação do atual prefeito Carlos Santiago e o vice Renato Adelino, fato inédito em nosso município.

Como sempre é de costume os eleitores e correligionários aproveitam da situação para tirar um sarro já que aqui só existem dois grupos fortes, um que é liderado pelo atual prefeito Carlos Santiago e o outro pelo candidato derrotado na eleição de 2008, Evânio Cordeiro, professora Lúcia e António George.  

Aqueles mais emotivos, infelizmente falam pela emoção do momento, como sendo os únicos certinhos no município, e acabam esquecendo o passado quando também erravam tanto quanto hoje erram os ditos envolvidos na cassação e de certa forma estão fazendo politicagem.   

Na verdade, eu estou querendo chamar a sua atenção é para a política e a politicagem existente em nosso município, e para entendermos precisamos compreender o que significa isso. Por exemplo, o que é política? Segundo o dicionário, a política é a arte ou a ciência da organização, direção e administração de nações, Estados ou Municípios. Já á politicagem, é aquela política de interesses pessoais, de troca de favores, ou de realizações insignificantes. Não sei se ficou bem claro para vocês, mas o que queremos dizer é que vemos é a falta de comprometimento (para não dizer caráter) no limite entre uma coisa e outra. 

Vamos dar alguns exemplos:  
Entrar em acordo com partidos políticos adversários para melhor poder governar um município, um estado ou um país é fazer Política. Trocar apoio político por dinheiro é Politicagem! (pra não dizer corrupção)  

Se preocupar com o futuro do município, do estado ou da nação ao invés de perseguir governos anteriores, é Política. Acobertar denúncias de corrupção dos gestores anteriores, é Politicagem (para não dizer prevaricação ou - sendo mais leve - omissão!).  

O problema é que estamos tão habituados a ver conchavos, desvio de dinheiro público e corrupção que até mesmo nós - tão longe de sermos os beneficiários desta Politicagem toda, perdemos a capacidade de diferenciar o que é isso ou aquilo.   

Precisamos ficar atento na forma como tratamos as coisas sérias na nossa política, principalmente a política local, se Carlos está sendo condenado é porque algo de errado cometeu, e nós como eleitores temos a nossa parcela de culpas, tem pessoas que se aproveitam na época de campanha eleitoral para ficar exigindo isso ou aquilo dos candidatos tanto de um lado quanto do outro. Muitas das vezes o candidato dar na certeza de que se ele não der o outro vem e dá e acaba perdendo o voto daquele que sempre demostra-se indeciso.  

É lamentável quando vemos pessoas comuns dizerem, que só ganha uma disputa política quem tiver dinheiro para gastar, isso é mesmo que dizer que os votos são comprados de uma forma ou de outra. Com dinheiro vivo, com um tanque de gasolina, um saco de cimento, um exame médico ou até mesmo uma chuteira para jogar bola. Na verdade esta é uma realidade que vivemos e precisamos mudar, nosso voto é uma forma de exercermos nossa cidadania e depois podermos cobrar de nossos candidatos o bem comum para todos.  

Quando um político compra seu voto, ele quando eleito não tem mais nenhum compromisso com você, no entanto ele precisará reembolsar tudo àquilo que gastou na sua campanha eleitoral, e aí está a nossa culpa na corrupção em nosso município. Quando é pra uma reeleição eles acabam sendo obrigado a fazer uso da máquina pública e até mesmo dinheiro público para custear suas despesas na campanha eleitoral, por isso eleitor, fique atento com o candidato que vier pedir seu voto, não aceite propina e nem nenhum objetos por mais que você tenha necessidade em troca de seu voto, este candidato não terá nenhuma condição de ser um bom gestor que possa trabalhar pelo município e depois você estará passando por constrangimento, assim como os eleitores e correligionários de Carlos com a atual situação que vive.

Por Valdir Carneiro // Ichu Notícias   
Leia com atenção e veja o que circula pelo e-mail
Escrito por Luiz Carlos Porto
Enviado por Pedro josé de souza

Política é amar pessoas compromissadamente; politicagem é usar pessoas descaradamente; Política é uma missão totalmente divina; politicagem é uma prática genuinamente satânica; Política implica em respeitar, preservar e defender as instituições para que elas alcancem seus objetivos de promover as pessoas; Politicagem implica em manipular as instituições para que sirvam a objetivos corporativos e pessoais; Política é a arte de estabelecer fundamentos para o futuro a fim de que a próxima geração seja beneficiada, celebrando com gratidão a memória dos estadistas do passado; politicagem é o legado imoral recebido por filhos que dizem sem constrangimento: “estamos curtindo o que nossos pais roubaram do povo no passado”.

Política deságua em fidelidade ante os compromissos feitos com o povo, administrando o bem público para toda a comunidade; politicagem é a arte do cinismo, temperado com ostentação e riquezas provenientes do assalto ao fruto do suor do povo.

Política sempre pensa na próxima geração; politicagem sempre pensa na próxima eleição; Política vislumbra um futuro repleto de justiça e dignidade para todos; politicagem empurra o visionário a se perceber no trono, levando vantagem sobre os outros e sendo o senhor de tudo; Política é generosamente conciliadora; politicagem é maldosamente desagregadora; Política vê o adversário como um provável aliado no futuro, na defesa do bem-comum; politicagem sempre encara o adversário como um inimigo que precisa ser tirado do páreo a qualquer custo; Política caminha por princípios ideológicos e éticos; politicagem ’surfa’ no oportunismo cínico; Política transpira abnegação; politicagem transpira ambição; Política fica exposta na luz da opinião pública e da prestação de contas; politicagem trafega na escuridão da safadeza; Política é determinada, arrojada e não teme defender o que acredita; politicagem fica na moita, em cima do muro e sentindo o rumo do vento; Política reconhece as qualidades dos adversários, elogia publicamente e louva pelos bons serviços; politicagem deprecia, esculhamba e puxa o tapete; Política conquista, com autoridade e testemunho pessoal, o respeito dos adversários; politicagem sempre conquista o ressentimento, o ódio e o espírito de vingança; Política enterra seus militantes com choro de saudade e gratidão pelo inesquecível legado deixado; politicagem faz festa quando seus perversos partem desta para pior. Como diz a Bíblia? Partem sem deixar saudades de si?; Política garante nome honrado, paz de consciência, estabilidade familiar e admiração popular; politicagem implica em nome maldito, consciência atormentada, família arrebentada e população indignada.


Quanto a mim, junto-me a você leitor, que tem envergonhado-se da politicagem, marca registrada por muito tempo em nossa terra, porém, nunca deixou de sonhar, apoiar e trabalhar com aquelas pessoas que amam a política e fazem dela um instrumento de promoção do próximo. Na opinião do Senhor Jesus Cristo, próximo é o que precisa de mim: amigo ou inimigo, aliado ou adversário. O meu próximo não é determinado pela ideologia que defende, nem pela agremiação partidária que pertence e sim pela necessidade que ele tem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.