TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Coité: agricultor abastece recipiente para saciar sede de pássaros:

No mesmo local que ele retirava água quando estava vazando, agora coloca para saciar os pássaros, água da embasa na região não é tão complicado, mas onde os pássaros estão acostumados matar a sede não existe uma gota.

Contar que, até os passarinhos estão encontrando dificuldades para matar a sede, refrescar do calor e muitos deles são encontrados mortos, pode medir a dimenssão da estiagem em Conceição do Coité. Diante dessa grave situação e sensível a causa, o agricultor Benedito Alexandrino da Silva, que irá completar 75 anos em agosto, e que reside às margens da estrada que liga Conceição do Coité ao povoado de Onça, precisamente na localidade conhecida como “Encruzilhada dos Crentes”, vem colocando diariamente água de sua cisterna em um recipiente improvisado no meio da estrada, para matar a sede e refrescar os pássaros de espécies variadas, bem-te-vi, lavandeira, cardeal, pardal e juriti.
Segundo “Dozinho” como é conhecido o aposentado, tudo começou quando um cano do sistema de abastecimento d’água se rompeu e a água passou a jorrar, vendo que a água estava desperdiçando passou a recolher com baldes e molhar sua plantação, pois, para o seu consumo diário não sofre a falta. “Acordo ás 05h e aproveitei bastante até que a embasa veio consertar, depois que parou o desperdício ficou uma poça e via que na manhãzinha e nos fim de tarde os passarinhos apareciam para beber e se refrescar, como secou depois que foi consertado o vazamento,  e vi que estavam acostumados, chegaram esta semana e não encontraram água, eu passei a colocar baldes de água e eles continuaram vindo” contou o agricultor.

O vizinho de Dozinho, Manoel Adão Ferreira,(de branco) acompanha o movimento dos pássaros e disse que o bando costuma chegar entre 16h e 17h, ele inclusive disse que só não aparece pela tarde o juriti, segundo ele esta espécie só bebe água ás 05h da manhã.

Triste retrato da realidade
Um camponês que não teve o nome registrado no momento que o CN esteve no local, disse que a situação é muito grave, pois são encontradas aves mortas no meio das roças, onde ele diz não ter dúvida que seja por fome e sede, pois segundo ele, vem sendo uma luta muito grande para alimentar o gado e aproveita para colocar frutas para saciar a fome dos passarinhos.

Por: Raimundo Mascarenhas CN * matéria sugerida pela internauta Rosiane Almeida


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.