TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Frustração – Acordo firmado pela prefeitura de Ichu com os professores não foi cumprido. Nova paralisação a partir de segunda-feira:


Pelo que parece a luta dos Professores da Rede Municipal de Ensino está sem dia previsto para terminar em relação ao pagamento do retroativo aos meses de janeiro, fevereiro e março referente ao Piso Nacional.

Em relação a este assunto,  houve uma reunião ainda na gestão de Carlos Santiago para definir o início do pagamento do novo piso. Segundo algumas pessoas que estiveram na reunião, este pagamento era para iniciar no prazo de 60 dias. Já outros participantes do encontro afirmaram que o então prefeito Carlos Santiago disse que só poderia pagar a partir de maio. Como não foi lavrada uma ata, deixou claro que iria prevalecer a palavra do chefe do executivo. Em virtude do afastamento de Carlos Santiago este acordo deveria ser cumprido pelo atual gestor José Dias.
Ao elaborar as alterações que deveriam ser feitas na folha de pagamento do mês de março para servidores da educação, o Secretário José Carlos da Cruz, analisando os valores em caixa pediu que fosse incluído no salário dos professores este reajuste.
Zé Carlos obedecendo os critérios da hierarquia, consultou o prefeito José Dias Portugal e juntamente com o setor de Recursos Humanos e o Assessor Jurídico da Prefeitura verificaram a legalidade, ficando definido que seria pago o retroativo para evitar acumular ainda mais as diferenças.
Quando tudo parecia tranquilo, professores com contracheques em mãos, veio a surpresa ao chegarem no banco e encontrarem valores diferentes depositados. O Prefeito havia vetado o pagamento.
Esta decisão provocou reação imediata do SINTRAPI que articulou para a segunda-feira, 02/04, uma Assembleia Geral Extraordinária para definir qual posição a ser tomada.
Como em todo processo democrático, os filiados preferiram voltar a negociar com o gestor, e depois de um dia inteiro de discussão, o Assessor Jurídico encontrou uma solução dizendo que consultando as contas da educação, verificou-se que existia recurso em caixa. Daí ele elaborou um Projeto de Lei e afirmou que se os vereadores aprovassem, a diferença salarial seria depositado na quarta-feira, 04/04.
Este acordo foi posto em ata e todos os presentes assinaram, inclusive o Prefeito José Dias Portugal, garantindo que só dependia da câmara.
Na terça-feira, 03/04, os professores participaram da sessão e viram o comprometimento dos edis em deixarem outros projetos para a próxima semana, a fim de discutirem e aprovarem o Projeto de Lei do Novo Piso.
Ao ser aprovado por unanimidade, houve comemoração por parte dos professores que renovaram as esperanças em terem os valores depositados.
Nesta quarta-feira, 04, mais uma surpresa desagradável para os professores, onde o acordo firmado foi descumprido e novamente o dinheiro não estava na conta.
Como no ofício enviado segunda-feira, pelo SINTRAPI para a prefeitura, estava explicito que se nesta semana não houvesse pagamento haveria nova paralisação com indicativo de greve, a direção do Sindicato está convocando todos os professores  para uma Assembleia na próxima segunda-feira, dia 09, às 8:00 h, com o objetivo de tratar do não cumprimento do acordo firmado.
Conforme a direção do SINTRAPI até o presente momento, nenhum comunicado justificando o não pagamento foi encaminhado para a entidade.
Um professor sindicalizado, declarou para o AL Notícias de que existe uma informação extraoficial indicando que o pagamento do retroativo só acontecerá no final de abril, pois, segundo o Setor Pessoal da Prefeitura, não é possível elaborar uma folha de pagamento suplementar.
Por André Luiz - AL NOTÍCIAS - Alem do Ichu Notícias você também pode acompanhar tudo que acontece em Ichu e Região acessando http://www.alnoticiasichu.com. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.