TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ichu: Clube de Mães é mais um bem público abandonado:


“Destruir a história de um povo, é destruir o próprio povo, que se tornaria alheio ao seu passado histórico. Cada indivíduo é influenciado à sua maneira pela História de seu País e de sua cidade. Seja de forma individual ou coletiva, as vozes do passado soam nos ouvidos, por vezes surdos, de cada cidadão”.
1
O que estamos presenciando em Ichu ultimamente, passa bem longe das afirmações de conservação dos patrimônios históricos materiais e imateriais.
Assim como fizemos com o Clube Yara, o Site AL Notícias dará a atenção neste artigo sobre o  Clube de Mães.
Sede do Clube de Mães que está abandonado
 O Clube de Mães de Ichu, nasceu de um trabalho voluntário de pessoas interessadas em somar talentos e desenvolver atividades de promoção humana, por volta do ano de 1977.
Com a implantação do Programa de Complementação Alimentar – PCA em Ichu, foi mobilizada toda comunidade para um trabalho comunitário. Dentro desta perspectiva o Clube de Mães foi criado como departamento da Sociedade Cultural, Beneficente e Educacional Yara – SCBEY, entidade mais velha de Ichu. Sendo a primeira Diretoria composta de Presidente: Ivanilde S. Cedraz (Nide de Seu Renato), Vice-Presidente Maria do Carmo Carneiro, Secretária – Maria José de Almeida, Tesoureiro – Helena Santiago de Almeida. E para o fortalecimento do Clube foram formados grupos voluntários que atuaram como grupo de apoio.

Campanha do Filtro
Os primeiros trabalhos ralizados pelo clube foi a criação de uma Creche com 60 crianças e o curso de corte e costura. O progresso veio a seguir, e como prioridade foram realizadas campanhas sanitárias, a favor da construção de fossas, combate a verminose, campanhas de filtro, exames laboratoriais e campanhas educativas.
Dando continuidade outras atividades foram surgindo como cursinho para gestantes, de alimentação das crianças de 0 a 1 ano, preparação de enxoval para recém-nascido,  criação de hortas em famílias para melhoria do padrão alimentar, cursos de datilografia, culinária, flores e outros. Nesses trabalho são motivados o interesse e a criatividade para produção, estimulando o aumento da rentabilidade familiar.  Na época houve o apoio do Vigário Padre Hélio Rocha que fez uma palestra de educação para os filhos. Sentindo-se satisfeito colocou-se a disposição para desenvolver a campanha do casamento religioso que tendo contraído contratato civil queriam unir-se dentro dos preceitos da religião católica.

Curso de Culinária
Com o crescimento dos associados, o Clube de Mães teve chance de ser desmembrando do Clube Yara criando sua própria entidade, ficando independente, já que o Clube Yara ficou desativado por um longo período. O Clube de Mães também sofreu das consequências, passando por crises de dificuldade chegando a parar suas atividades. Retornando posteriormente aos trabalhos com mais força e vigor.
No clube aconteceram festas juninas com muita alegria e sempre com a participação ativa de toda comunidade ichuense.
As baianas que participavam da lavagem simbólica da Igreja durante a festa do Padroeiro, se concentravam na sede do clube, para depois saírem pelas ruas da cidade.

Dona Nele sempre participou do Clube de Mães
Dona Nide de Seu Renato disse andar muito triste com a situação do Clube e lamenta a falta de interesse das pessoas em continuarem com esta importante entidade. Atualmente a Presidente é a senhora Maria Ivete Lima de Souza e segundo ela, faz muito tempo que os associados se reuniram e em sua opinião, se não houver uma união da comunidade, será impossível resgatar este patrimônio.
A sede da entidade encontra-se totalmente abandonada. Confiram as imagens:


Por André Luiz - AL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.