TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Para refletir e ir ver: Celebração das Culturas dos Sertões: E eu com isso?


image"Celebração das Culturas dos Sertões” será em Feira
Entre os dias 06 e 09 de maio de 2012, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) promoverá em Feira de Santana um evento denominado “Celebração das Culturas dos Sertões”.
Serão quatro dias de atividades artísticas e culturais, encontro de estudos da cultura sertaneja e debates com personalidades que abordam este tema. Um evento publico que será realizado no Centro de Cultura Amélio Amorim.

Mas, que beleza! E eu com isso?Sertanejo não é a pessoa que vive no sertão? Por que vou celebrar o que não tem nada a ver comigo? EU VIVO NA CIDADE!


Entendo que seu questionamento pode seguir por essa linha, então vamos a uma pequena enquete. Responda e analise:

  1. Nas refeições da sua casa têm ou já teve: cuscuz, aipim, inhame, carne do sol?
  2. Você fala “oxe”, “visse”, “ave maria”?
  3. Sua família já fez compras em algumas das barracas localizadas nas calçadas da cidade?
  4. Na cidade onde você vive, ainda passam pessoas na rua com carroças puxadas por jumentos, cavalos, burros ou até bois?
  5. Você conhece alguma casa que possui fogão à lenha ou banheiro fora da casa?
  6. Em seu bairro, existem moradores que criam galinhas, porcos ou bois?
  7. Existem casas cercadas por estacas de madeira e arames?

Se você respondeu que sim, ao menos a uma dessas perguntas, parabéns! Você tem relação com a cultura sertaneja! E para quê celebrar essa cultura?

A CULTURA significa o que nos torna iguais em um grupo, mesmo com as nossas diferenças. São as nossas semelhanças: o nosso jeito de comer, de vestir, de agir. E depois de responder às perguntas citadas anteriormente, podemos perceber que existe um pouco de sertanejo em nós. Não é preciso nascer no sertão para ser um sertanejo, mas se a cultura sertaneja surge de forma natural em sua vida, “cabra”, você tem sim o que celebrar, por que você faz parte do grupo.

A identidade cultural da Bahia é quase unicamente associada à influência das culturas de descendências africanas. Os turistas nos reconhecem, por exemplo, pelas baianas, capoeira, a festa do Senhor do Bonfim, comidas como o acarajé, caruru, vatapá e maniçoba. Mas, 80% do território baiano derivam das culturas dos sertões, da vida no interior, e com o objetivo de valorizar estas culturas, difundi-las amplamente e discutir a sua diversidade e a importância para a formação da identidade cultural dos baianos é que a Secretaria de Cultura realiza este evento em um clima de celebração.


Segundo a Secretaria da Cultura, colocar as culturas dos sertões no foco das atenções é um passo importante para o entendimento de diversidade cultural da Bahia, possibilitando um novo olhar sobre as artes, saberes, práticas, tradições, inovações e personagens que compõem o universo do sertão. 

Por isso, amigo sertanejo, mesmo que não possa aparecer nesta celebração, é importante que entenda o motivo de estar acontecendo em sua terra. Feira de Santana, conhecida como “Portal do Sertão” e também como “Princesa do Sertão” é uma cidade que nasceu da cultura sertaneja, dos vaqueiros e boiadeiros que passavam por este entroncamento para vender gado. Daí começa sua descendência.

Se puder, conheça o começo e meio dessa história. Isso é muito importante para você compreender o modo de vida do feirense de hoje, seus defeitos, qualidades e o que ele quer deixar registrado na história.

Por Rebeca Rodrigues - Extraído do Interior Da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.