TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Ichu: COOPERAGIL será destaque no Globo Rural:

Fundada há aproximadamente cinco anos, a Cooperativa de Produção e Comercialização Padre Leopoldo Garcia Garcia, vem servindo de exemplo para todo o Brasil.

Após ter uma matéria produzida e publicada no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), despertou na imprensa nacional o interesse em conhecer o trabalho que a entidade desenvolve e que beneficia mulheres de várias comunidades do município de Ichu, na fabricação de polpas de frutas, cocadas, sequilhos e bolos.
Nesta segunda-feira, 28, uma equipe da TV Subaé (Feira de Santana) esteve em Ichu para produzir uma matéria que será veiculada no Globo Rural.
Inicialmente eles acompanharam a produção de polpas de frutas com um grupo de mulheres da comunidade de Barra.
Todo processo foi filmado pelo cinegrafista, começando pela colheita da fruta cajá que atualmente está na safra, embora, outros sabores sejam disponibilizados como acerola, manga e goiaba.
Esses produtos são vendidos para a CONAB através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que distribui com associações, creche e afins.
A Secretaria Municipal de Educação também adquire mediante o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Com a venda dos produtos, cada mulher ganha em torno de R$ 350,00 por mês, no entanto, o valor pode variar conforme os pedidos dos clientes.Da comunidade de Barra a equipe seguiu para Nova Esperança onde filmaram várias mulheres fabricando sequilhos e bolo de tapioca.
Todos esses produtos oriundos da Agricultura Familiar são utilizados na merenda escolar da Rede Municipal de Ensino, e para verificar a distribuição eles foram até a Escola Municipal Deputado Emério Resedá (EMDER).
A Presidente da COOPERAGIL, Isabel da Silva, disse para o Repórter da TV Subaé que a Cooperativa com o apoio do PNAE e do PAA vem dando dignidade para muitas mulheres. “Agora temos uma renda e estamos felizes com o trabalho que vem sendo desenvolvido”, confirmou Isabel.
Isabel destacou ainda que além de ser lei, a merenda escolar oriunda da Agricultura Familiar ajuda no desenvolvimento das crianças, por ser natural e todos conhecerem a procedência.
Gisleide Oliveira juntamente com Professora Dalva sempre foi parceira dos Grupos, ela acompanhou a gravação de toda matéria.
Na direção da COOPERAGIL existem outras pessoas além de Isabel a exemplo de Uadson Santana que assume o cargo de Vice-Presidente.
Uadson Santana é o Vice-Presidente da COOPERAGIL
Para o AL Notícias, o Repórter Isaías Malhado informou que não há uma data definida para a veiculação da matéria no Globo Rural, mas eles farão o possível para que vá ao ar ainda essa semana.
 Por: André Luiz – AL Notícias
Outras Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.