TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Empossada a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santaluz:

Percílio Valentin dos Santos presidente da comissão eleitoral, que conta também com Manuela Bacelar e Leane Souza empossou oficialmente o novo presidente.

Numa solenidade bastante concorrida que lotou o salão de eventos do Sisal Clube na tarde de domingo (27), foi empossada a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santaluz. Como presidente da entidade assumiu o agricultor familiar José Hamilton da Silva, que foi eleito para o cargo no dia 17 de março quando numa eleição em chapa única obteve 983 votos, 29 votos nulos e um contra, no total de  1.103 sócios que compareceram.

Ao todo, 20 membros integram a nova diretoria do Sindicato e vão comandar a entidade nos próximos quatro anos, incluindo os representantes do Conselho Fiscal formado por três pessoas com efetivos e três suplentes. No ato da posse, Zé Hamilton agradeceu a todos que participaram do processo eleitoral, reforçando a democracia e transparência do pleito. “Vamos trabalhar muito para corresponder a toda confiança depositada em nós, continuar lutando para melhorar cada vez mais a vida dos trabalhadores e trabalhadoras rurais”, falou o sindicalista.

Em seu discurso, José Hamilton comentou sobre o trabalho que a entidade desempenha no município e destacou as conquistas alcançadas através da luta do movimento sindical e que vem melhorando a vida do povo. O presidente lembrou ainda dos direitos e dos deveres que os trabalhadores rurais precisam ter junto ao sindicato e finalizou agradecendo à todos os associados que lhe deram mais um voto de confiança na última eleição.

Após a fala de Zé Hamilton, aconteceu a posse do restante da diretoria e os membros foram chamados nominalmente para receber simbolicamente um certificado atestando suas funções. Além de Zé Hamilton, que assumiu a presidência, foram empossados Gileilda Pereira Costa, com secretária e Cristiane Reis da Conceição, na suplência, Ana Maria dos Santos, titular da Tesouraria ao lado de Jaime Pereira do Carmo, Justiniano de Souza Santos e Simplício Ferreira dos Santos, na Secretária de Política Agrícola e Agrária, Maria Edileuza da Silva e Joseane Souza Lopes, na Secretária de Mulheres, Amadeus de Santana Júnior e Jovanilton Neto da Silva, Secretaria da Previdência e Bem Estar Social, Rosania Trabuco de Souza e Erivania de Jesus Dias, Secretaria de Jovens.


Também foram empossados Rosenito Carneiro de Oliveira, Vanuza da Costa Oliveira e Aurelino da Silva Oliveira, com titulares do Conselho fiscal e Brígido Pereira de Pinho, Maria Siele de Jesus Silva e Euzita Cunha de Oliveira, na suplência. Prometendo assumir a responsabilidade de lutar na defesa da classe, os novos diretores pousaram para a foto oficial.

Em seu discurso, José Hamilton comentou sobre o trabalho que a entidade desempenha no município e destacou as conquistas alcançadas através da luta do movimento sindical e que realmente vem melhorando a vida do povo. O presidente lembrou ainda dos direitos e dos deveres que os trabalhadores rurais precisam ter junto ao sindicato e para melhorar o atendimento vai reestrutura as dez delegacias sindicais, a exemplo do que estar sendo feito no Distrito do Pereira e será também realizado em Algodões, Ichu de Dentro, Penedo, Barreirinho, Sitio Novo, Mucambinho, Serra Branca, Miranda e Várzea da Pedra.
Ele disse que irá discutir com a base e criar mais duas delegacias, ou seja, Sisalândia e Quixaba. Ao finalizar Zé Hamilton agradecendo a todos os associados que lhe deram mais um voto de confiança na última eleição.

Zé Hamilton foi empossado e ficará a frente da entidade até o dia 06 de junho, quando deverá se afastar para participar da convenção do PT e terá seu nome homologado como candidato a prefeito do partido. No lugar de Zé Hamilton assumirá Valmira Lopes de Souza até o mês de outubro.

O Sindicato congrega e representa trabalhadores e trabalhadores rurais, sejam assalariados e assalariados rurais, empregados permanentes, safristas e eventuais na agricultura, criação de animais, silvicultura, horticultura e extrativismos rural, bem como agricultores e agricultoras que exerçam atividades individualmente ou em regime de economia familiar, na qualidade de pequenos produtores, proprietários, posseiros, assentados, meeiros, parceiros, arrendatários, comodatários e extrativistas. A entidade que foi fundada em 21 de abril de 1973 e teve como primeiro presidente Luiz Marque da Silva, conhecido como Luiz do Porco, tem atualmente 8.000 filiados, sendo que apenas 2.000 estar com suas mensalidades em dias e segundo Ana Maria, empossada com tesoureira, o grande desafio deste mandato é integra ao quadro de ativos o maior número de trabalhadores através de um trabalho de conscientização da importância de todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais participarem da vida do Sindicato, ou seja, legítimo canal de defesa da classe.

O ex-presidente Amadeu Santana fez uma breve prestação de contas das ações realizadas nos últimos quatro anos e explicou aos sócios que saia da presidência e assumia uma Secretaria muito importante, que é a Secretaria de Previdência e Bem Estar Social. “Hoje trabalhar a frente desta secretaria buscando fazer um trabalho melhor na defesa dos trabalhadores”, falou Dedeu, como é conhecido o sindicalista. Ele se lembrou do diretor suplente da Secretaria de Previdência e Bem Estar Social, que faleceu no mandato e pediu aos presentes um minuto de silêncio. Santana finalizou destacando unidade da diretoria que presidiu e isto, segundo ele, vai continuar.

Estiveram presentes ao evento diversos presidentes de Sindicatos e a FATRES, composta de 16 entidades sindical foi representado por João Nilton Ferreira, além de representações das Organizações Não Governamentais, Urbano de Carvalho (UNICAFS/Bahia) e José Paulo (CONFESOL). O governo foi representado pelo gerente regional da CAR, Domingos Magalhães e pelos deputados Zezeu Ribeiro, federal, Fátima Nunes, estadual, que parabenizaram os novos diretores, desejando sucesso na gestão.

Momento político A deputada Fátima Nunes falou do prejuízo que a classe trabalhadora do tempo que ficou sem falar de política nas igrejas, associações e sindicatos. “Perdemos muito nos doze anos que deixamos de eleger Lula e não podemos mais perder oportunidade, dai a necessidade de apoiarmos Zé Hamilton, que conhece bem os nossos sofrimentos, portanto vamos discutir política em nossos ambientes, onde a gente mora e se reuni”, falou a parlamentar.

O deputado federal Zezeu Ribeiro falou do desafio de Zé Hamilton a frente do STTR e do município com a missão que deverá assumir agora na campanha que terá inicio em julho. “Tivemos um sindicalista a frente do Brasil e teremos um sindicalista à frente da Prefeitura”, concluiu.  

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas - CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.