TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 8 de maio de 2012

Ichu: Encerrou hoje o Projeto de Intervenção de Iranett Santiago:


Encerrou nesta terça-feira, 8, o Projeto de Intevernção da Estudante de Serviço Social Iranett Santiago. O Projeto que teve início no dia 06 de março realizou diversas atividades voltadas para o público da terceira idade.
Com este projeto Iran buscou  promover a reflexão das famílias dos idosos do Grupo Valiosidade e comunidade, acerca do Estatuto do Idoso e orientá-los para melhor cuidar desse público, reconhecendo seus valores, sentimentos, direitos e estabelecendo melhores relacionamentos interpessoais.

Para o encerramento foi realizado um grande evento começando no Anexo do CRAS . Na oportunidade a Assistente Social Márcia Porto que acompanhou todo projeto idealizado por Iran falou da importância daquele momento e depois convidou a todos para fazer a Oração do Idoso.
Na sequência a Dra. Thais Lacerda, Psicóloga do CRAS, pediu para que Iran sentasse no centro, pois naquele momento a honra era dela. A psicóloga deixou clarou que “o louvor e a adoração só à Deus, mas a honra poderia ser dada para uma pessoa merecedora”.
Iran se emocionou com as palavras da Psicológa
Pedrina e Cacia do INSS na qualidade de Terapeutas Comunitárias realizaram uma dinâmica com os idosos do Grupo Valiosidade e com as outras pessoas presentes.
Irmã Eliete ficou incubida de falar sobre o Cuidador do Idoso, ou seja, o responsável por lidar diariamente com a pessoa da terceira idade.
Para ela essa pessoa tem que ter disponibilidade, pode ser remunerada ou não, é necessário ser de confiança e equipada espiritualmente e fisicamente para cuidar do outro.
Conforme Irmã Eleite o Cuidador seja ele familiar ou profissional contratado, é peça fundamental na difícil tarefa de proporcionar um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional.
O idoso deve ser tratado com carinho e respeito. A cadeira de balanço deve ser usada para descanso e não como um local para viver, afirmou a palestrante.
Após o lanche os idosos seguiram para a quadra do antigo CEACO e sob orientação do Professor de Educação Física Naumar, iniciaram um aquecimento para a Caminhada pelo Respeito.
Visando chamar a atenção da sociedade sobre a importância de se respeitar os direitos da pessoa idosa, diversas pessoas saíram em caminhada pelas principais ruas do centro da cidade. Na caminhada estavam também crianças e adolescentes que apoiaram a iniciativa.
Ao chegarem no Barracão Municipal os idosos foram recebidos pelas crianças do Programa AABB Comunidade da cidade de Conceição do Coité. Este programa da AABB (Associação Atlética Banco  do Brasil), abriu as portas  para crianças e adolescentes em risco social, das comunidades onde estão inseridas.  As crianças cantaram várias músicas em homenagem ao Valiosidade e é claro para Iranett Santiago.
A estudante Adla Catiele Alves dos Santos, 15 anos, integrante do AABB Comunidade entregou um lindo bouquet para Iranett Santiago.
O Secretário de Assistência Social, Osvaldo Junior, parabenizou Iran pelo esforço e carisma perante o Valiosidade e ressaltou a interação entre crianças, jovens e idosos. Para Juninho de Professora Dalva foi um momento emocionante.
Sem citar nomes, Iran agradeceu a todos que a ajudaram nesta caminhada e disse que jamais esquecerá do Grupo Valiosidade. Foi um periodo de muita luta e perserverança, mas com as graças de Deus e com as parcerias com certeza conseguirei vencer.
Cada idoso integrante do Valiosidade recebeu uma rosa ofertada por Iran, e ela pediu para que eles guardassem com muito carinho, pois apesar de simples é um presente inesquecível e que representa a sinceridade e o amor que sente por cada um.
Para encerrar de forma brilhante, os idosos deram um abraço coletivo na futura Assistente Social.
No próximo semestre do curso, Iran fará uma pesquisa de campo relacionada a violência contra o idoso para estar presente na Monografia.
Por: André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.