TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 19 de junho de 2012

Ichu: Após vários questionamentos vereadores aprovam projeto de Título de Utilidade Pública do Centro São João de Deus:


Atendendo ao pedido da Associação Comunitária dos Amigos do Centro São João de Deus, os vereadores aprovaram nesta terça-feira, 19, por unanimidade, o  Projeto de Lei nº 007/2012 enviado pelo Poder Executivo para apreciação e votação em regime de urgência urgentíssima, concedendo novamente o título de Utilidade de Pública Municipal para a entidade, por prestar relevantes  na área de Inclusão Social, Assistência Técnica e Geração de Emprego e Renda através de Grupos Produtivos da Agricultura Familiar.

Ao ser colocado para análise dos edis, foi gerada muita polêmica em virtude de no projeto não está anexada a justificativa informando os motivos que levaram a essa solicitação, já que o Centro São João de Deus, situado no povoado de Nova Esperança, era detentor deste título que foi aprovado em 18 de outubro de 1999 na gestão do ex-prefeito José Martins Carneiro.
Diante dos questionamentos feitos por alguns vereadores, foi solicitada a presença de algum integrante da entidade, chegando à Câmara Professora Dalva que é bastante conhecedora da situação.
Professora Dalva usando a tribuna, informou que o Centro São João de Deus está com um projeto na Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES) que exigiu este Título de Utilidade Pública Municipal atualizado para que o mesmo possa ser liberado.
Conforme a professora, a SEDES comunicou que esses títulos passaram a ter tempo de vigência, pois algumas entidades tinham deixado de existir e mesmo assim seus antigos diretores continuavam utilizando-os para angariar recursos em benefícios próprios.
Ela também esclareceu que andavam falando que o Centro estava envolvido em denúncias, mas que era mentira. De acordo com a professora,  as denúncias feitas a CONAB foram referentes a COOPERAGIL e mesmo assim nenhuma foi comprovada.
Como vem acontecendo ultimamente, toda terça-feira, os servidores da Educação estão paralisando as atividades e comparecendo na sessão da câmara em busca de uma resposta dos vereadores sobre a situação do Plano de Carreira e principalmente do Processo de Enquadramento que ainda não foi cumprido pelo Poder Executivo.
Na sessão de hoje, eles não utilizaram a tribuna, apenas ouviram alguns pronunciamentos de que a Administração Municipal não está tentando resolver o problema e que o Presidente da Câmara Adalberto Santiago deveria enviar um ofício para o Prefeito comunicando o dia de se encontrarem discutirem essa problemática.
Como não tiveram nada de concreto por parte dos vereadores, de forma discreta os servidores deixaram a câmara e seguiram pelas ruas apitando e dançando forró com Zé de Zequinha e sua banda.
Chegando ao Barracão Municipal houve o momento do lanche e depois a Diretora do SINTRAPI professora Enilda Almeida, lamentando a ausência de vários colegas da área, lembrou do que eles discutiram anteriormente sobre a possível deflagração de uma greve no setor da Educação Municipal.
Ouvindo as opiniões, foi definido que no dia 03 de julho, eles voltam a se encontrar na sede do Sindicato e se neste dia não tiverem uma resposta da câmara e da prefeitura, haverá greve abrangendo todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.
AINDA SOBRE A SESSÃO DA CÂMARA
No momento da pauta livre, onde os vereadores podem falar o que achar pertinente, houve algumas reclamações e também elogios.
Afonso – Reclamou da empresa Cite Luz que iniciou em dezembro do ano passado os trabalhos de eletrificação do Vale dos Morrinhos e ruas próximas, mas até o presente momento não concluiu. Ele solicitou mais empenho do poder público e dos colegas para exigir uma solução para este problema.
Chiba – Concordou com as palavras do colega Afonso sobre a Cite Luz, e ao mesmo tempo lembrou que em Ichu a maioria das obras tem sido assim. Como exemplo o vereador citou a  Praça Hidelbrando Cedraz que quando estava em fase de construção passou um bom período paralisada.
Ele também falou das Associações Comunitárias de Calumbi, Morro Redondo e Lagedinho que tiveram um projeto aprovado pela Câmara permitindo a prefeitura a disponibilizar recurso para essas entidades.
Segundo o vereador esta liberação não está acontecendo e algumas associações vêm utilizando recursos próprios para a realização de serviços como limpeza de aguadas.
Carlinhos Moto – Cobrou do Presidente da Câmara Adalberto Santiago as pastas com a prestação de Contas do Poder Executivo relativas ao ano de 2011.
Beto Santiago informou que eram 04 pastas sendo duas grandes e duas pequenas, e que elas já estavam no Tribunal de Contas.
Alertando que estava gravando a sessão, Carlinhos disse que foi informado por um servidor do TCM de prenome Luiz, que na verdade deveriam ser disponibilizadas aproximadamente 80 pastas e nelas estariam notas fiscais, contratos, empenhos, gasto com pessoal e outros itens.
O vereador disse que vai acionar a CGU e que esse procedimento adotado em disponibilizar 04 pastas apenas com o relatório final, é passivo de punição e quiçá regeição das contas.
Antonio Francisco “Totonho” – Comprovando a veracidade do que fora dito por Chiba em relação as Associações, o vereador disse que realmente estava errado, se o projeto foi aprovado as entidades deveriam estar recebendo esses recursos.
Para Totonho é importante lembrar também que em Ichu não existem só problemas, que muitas obras estão em andamento gerando emprego e renda para o município. Ele falou que recebeu uma informação de que já está sendo realizado o estudo do solo da estrada que liga Ichu a Coité via Juazeirinho e segundo informações é provável que a obra comece no mês de julho.
Minininho – Sobre a Cite Luz ele falou que entraram em contato com algumas pessoas responsáveis pelo trabalho, e receberam a informação de que a demanda está grande a empresa não vem conseguindo cumprir o cronograma das obras de eletrificação.
George – Disse que a luta dos professores é justa e ele estará disponível no momento que o Presidente marcar a reunião com o prefeito. Conforme o líder da oposição, em uma reunião que houve na prefeitura, o Assessor Jurídico Dr. Cleber, pediu uma ideia para os servidores de como resolver o impasse do enquadramento. Para George quem tem que saber o que fazer são os administradores.
Sem citar nomes, George disse que foi procurado por uma funcionária da área da Saúde que estava preocupada com o atendimento dado por médicos que integram a Cooperativa que presta serviços a Secretaria de Saúde. Na denúncia a funcionária disse para o vereador que um médico teria feito gestos obscenos para ela.
Eugênio -  O pronunciamento  foi relativo ao Projeto do Centro São João de Deus e aconteceu na primeira parte da sessão.
Por: André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.