TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 19 de junho de 2012

Seca em Ichu – Assim como os animais, as plantações de milho e feijão pede socorro:

Com as chuvas que caíram na semana de 21 a 27 de maio deste ano no município de Ichu, região sisaleira do estado, os agricultores iniciaram timidamente o plantio de milho e feijão depois de uma prolongada estiagem que assolava a região.
O que mais preocupava os agricultores era que as chuvas não prosseguissem e as sementes fossem perdidas por falta da mesma; o que era uma preocupação, hoje está sendo uma realidade, muito desses agricultores estão com o plantio comprometido devido à falta de chuva o que traz tristeza para o homem do campo que há dois anos não sabem o que é uma colheita de farinha, milho e feijão.

Na fazenda Cajaíba que fica a cerca de 4 km da sede do município, o milho e feijão luta para sobreviver em virtude do sol que voltou assolar a região, as folhas estão todas murchas e se não chover até o final de semana com certeza vão morrer porque nesta fase, as plantas não resistem muito tempo com a terra seca.
Segundo o agricultor José Carneiro de Lima de 58 anos, ele não chegou a plantar toda a sua semente justamente por medo da chuva parar e o prejuízo ser bem maior, mas segundo ele, há uma esperança que neste período de São João e São Pedro volte a chover, e se isso acontecer, segundo ele, ainda pode plantar porque ainda está no tempo do plantio, ressalta o agricultor.

Numa máquina trituradora como esta, o agricultor Monoel Lito Lima de 49 anos, morador da fazenda Sutileza, está trabalhando arduamente para triturar o milho que vai alimentar seus animais. Como não existe mais o mandacaru e a palma, o agricultor está comprando o milho a R$ 33,00 (reais) a saca para alimentar seu rebanho. ”Estamos numa situação bastante difícil, são 33 reais um saco de milho e nós temos que comprar, porque se não, os bichinhos vão morrerem de fome. Estamos gastando tudo que temos comprando ração para o gado, porque é melhor do que ver morrer”, finaliza o agricultor que também lamenta a situação do plantio de milho e feijão que estão todos morrendo.

Segundo o agricultor Manoel Lito Lima, cada cabeça de gado consome cerca de 6 litros de milho por dia para manter o animal vivo, se quiser engordar o animal, este valor dobra para 12 litros.

Por Valdir Carneiro - Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.