TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 3 de julho de 2012

Após denúncias, Comissão de Saúde visita Ceasa de Simões Filho:

Verificar de perto a atual situação do Centro de Abastecimento da Bahia (Ceasa) do município de Simões Filho, localizado na Região Metropolitana de Salvador. Esse foi o motivo da visita da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia ao mais importante atacadista de hortifrutigranjeiros da região. O deputado e presidente da Comissão, José de Arimatéia (PRB), participou da vistoria que também contou com a presença da deputada estadual, Maria Del Carmen (PT). A visita aconteceu na manhã desta terça-feira (03).
 
“O estabelecimento pede socorro: muita sujeira, lixo, animais transmissores de doenças perambulando. A Ceasa está precisando de uma revitalização, modernização, acompanhamento técnico da vigilância sanitária, capacitação para os comerciantes, além de uma refrigeração adequada. Estamos falando do maior mercado atacadista de frutas e legumes que chegam diariamente às nossas mesas”, disse Arimatéia.
 
Segundo informações do assessor-técnico de mercados, Joselito da Silva, o centro fundado há 40 anos, tem um milhão metros quadrados e conta com 700 permissionários, sendo 120 avulsos. De acordo com ele, mais de 20 mil pessoas circulam diariamente no local, dentre elas funcionários e consumidores, especialmente nas segundas, quartas e sextas-feiras, dias em que acontecem as feiras.
 
Conhecedor da dura realidade, Maria das Graças Figueiredo, 44 anos, contou que há 30 anos é catadora de cebola, e que a situação da Ceasa de Simões filho piora gradativamente. Segundo ela o principal problema é conviver com a sujeira e consequentemente o medo de ver sua saúde comprometida. “Não temos um espaço amplo e limpo. É lamentável a quantidade de lixo”, disse.  
 
Ao perceber a visita da Comissão o comerciante que preferiu o anonimato disse, “Aqui quando chove é terrível. Várias pessoas já foram contaminadas com a leptospirose. Agradecemos a visita da Comissão e considero louvável a iniciativa de vocês, necessitamos de intervenções imediatas”, complementou o comerciante.  
  
Após percorrer todo a Ceasa de Simões Filho, Arimatéia informou que vai elaborar um relatório que será encaminhado para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), além do Ministério Público, para que todos tenham conhecimento da situação do local, que já retrata um problema de saúde pública.

Por Ludmilla Cohim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.