TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 19 de agosto de 2012

Chico Bento e Zé Lelé: livro de Maurício de Sousa e Fábio Sombra valoriza as rimas do cordel

 No livro, a disputa entre os amiguinhos é para decidir qual dos dois é capaz de colocar mais gente para dançar com seus instrumentos
Valores como amizade, ética e respeito compõem o pano de fundo do divertido A Peleja do Violeiro Chico Bento com o Rabequeiro Zé Lelé (Melhoramentos/R$ 35). Projeto do escritor carioca Fábio Sombra com o cartunista paulista Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica, o livro infantil narra o duelo musical entre os dois personagens do título.

A disputa entre os amiguinhos é para decidir qual dos dois é capaz de colocar mais gente para dançar com seus instrumentos. Chico Bento com sua viola de dez cordas ou Zé Lelé, com a rabeca de arco e zumbido de pernilongo?
Inspirada na literatura de cordel, gênero ligado à tradição oral nordestina, escrito na forma de rima e impresso em folhetos, a obra é uma homenagem ao folclore e à cultura popular brasileira. Com  ilustrações que remetem à xilogravura, privilegiando o uso do preto e dos tons pastéis, o livro tem encartado um disco que traz toda a história narrada pelo violeiro, cantor e compositor Almir Sater.

Sotaques - Apesar de já ter feito quadrinho com tudo quanto é tema, trata-se da primeira aventura de Mauricio de Sousa, 76 anos, um dos mais importantes cartunistas brasileiros, no rico universo do cordel. Já de Fábio Sombra, 46, não se pode dizer que está estreando: tem 26 livros infanto-juvenis já publicados, sendo 18 voltados para esse tipo de linguagem.

 “O cordel é, normalmente, associado ao Nordeste, mas eu o faço brasileiro, com diferentes sotaques. Sou carioca, o Mauricio é paulista e o Almir é pantaneiro”, diz Sombra, que é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. 

O autor carioca conta que tinha a história esboçada quando foi apresentado ao pai da Turma da Mônica, por meio de um amigo que trabalha como roteirista nos estúdios Mauricio de Sousa. Desse primeiro contato até a impressão do livro, o trabalho do trio durou cerca de um ano para ficar pronto. “O Mauricio é muito rigoroso com a métrica. Ele leu todo o texto conferindo nos dedos o número de letras de cada verso”, lembra Sombra.
Rastapé - A trama começa numa certa noite de lua cheia, quando chegam na varanda da fazenda do seu Juca Barnabé dois cantadores cheios de energia: Chico Bento e Zé Lelé. O primeiro mostra Luzia, viola danada de boa. Zé Lelé vem trazendo sua rabequinha Serafina. Os dois mais do que prontos para o desafio.
Com a palavra, Zé Lelé: “Ai, eu tenho uma rabeca que se chama Serafina. Ela é feita de pau nobre, quase nunca desafina”.  Vai, Chico: “Pois eu tenho uma viola batizada de Luzia. Ela é feita de pinheiro que eu comprei na serraria. Quando pego na marvada, o universo silencia”. Os dois são muito bons, mas quem escolhe o vencedor é você.
Livro: A Peleja do Violeiro Chico Bento com o Rabequeiro Zé Lelé
Autor Fábio Sombra e Mauricio de Sousa
Editora Melhoramentos
Preço  R$ 35 (48 páginas)


Por Fábio Bittencourt
fabio.bittencourt@redebahia.com.br
Matéria extraída do correio24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.