TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 15 de setembro de 2012

MP e PF vão investigar esquema de compra de votos por prefeito em Itamari

Vídeo de prefeito comprando votos deixa Itamari em guerra eleitoral  Por Jorge Gauthier jorge.souza@redebahia.com.br

Junto com o nascer do sol, militantes políticos de Waldson Carlos Alves Menezes (PT), o Kçulo, prefeito e candidato à reeleição em Itamari, no Sul da Bahia, iniciaram foguetório, dando o tom de um dia tenso na cidade após a divulgação do vídeo que mostra o petista negociando por R$ 2 mil a compra de votos que o agricultor Fábio de Souza Lima diz controlar. Do outro lado, os aliados do candidato do PCdoB, Valter Nêgo, que continuam usando o flagrante como arma eleitoral. No meio da tensão, o  Ministério Público, que ontem abriu investigação sobre o caso e pediu apoio à Polícia Federal.

Carros de som que circulavam ontem na cidade davam a versão do prefeito para o vídeo exibido pela TV Bahia e para a matéria de capa da edição de sexta-feira do CORREIO sobre o caso. “Está passando o carro de som o dia todo, dizendo que os vídeos foram montados pela oposição e que, na verdade, eles estavam falando do aluguel de um carro”, conta o estudante Tayson Monteiro, morador da cidade.
No vídeo, Kçulo faz uma metáfora para a compra de votos. “Por que a política é uma feijoada. O que é o feijão? O feijão é o voto. E o dinheiro é o tempero, os acessórios. Então, se você tem um trocado, a feijoada sai gostosa, cheirosa”. Na gravações, Kçulo dialoga com Fábio e oferece dinheiro em troca de apoio político. “Eu trouxe aqui 1.500 conto (sic) para inteirar os 2 mil”, diz o prefeito, que completa: “Em 15 dias eu te dou mais 2”.
Mesmo com o flagrante evidente do vídeo, partidários de Kçulo não acreditam na veracidade das imagens. “A cidade está uma revolução. Esse cara (Fábio) que gravou não tem princípios. Kçulo é um cara de valor. Acho que foi montagem”, disse a comerciante Josenilda Félix da Silva. Quem também diz não acreditar é a dona de casa Elisângela Oliveira da Hora, moradora do bairro do Alto do Cruzeiro: “Kçulo é um homem direito”. 
Kçulo é um homem direito”, diz Elizângela; Adversários fazem piada com a frase da feijoada

O radialista Charles Jr., que apoia Nêgo, acredita no vídeo. “Ele tem feito isso com muitas pessoas na cidade. O pessoal do lado dele está desesperado. Jogaram pedras e fogos em casas do pessoal de Nêgo. Uma mulher foi ferida”, garantiu.
A comerciante Ana Patrícia Sena de Jesus afirma que também foi vítima do assédio eleitoral e que recebeu R$ 3 mil do prefeito. “Esse vídeo é verdade. Ele estão fazendo isso com todo mundo”, assegurou.
Rodízio
Ontem, em Itamari, era o dia de Kçulo fazer campanha. Isso mesmo. As manifestações políticas na cidade só acontecem em dias alternados, depois de acordo firmado em 14 de julho com o juiz eleitoral Glácio Rogério Lopes Keipel da 151ª Zona Eleitoral de Gandu, responsável por Itamari. 

O rodízio foi acordado pelas coligações depois que pessoas ficaram feridas em um ato político realizado em  julho. “Na outra eleição, isso valia só para eventos, mas depois da briga a Justiça fez o acordo para toda a campanha”, explica Valter Nêgo (PCdoB).
Desde domingo, quando o vídeo foi exibido no comício de Nêgo, os opositores de Kçulo estão usando panelas de pressão com dinheiro nas manifestações, alusão às declarações sobre a “política-feijoada”.
O CORREIO procura  Kçulo desde terça-feira, mas ele não atende chamadas ou 
não comparece aos locais marcados para entrevista. Ontem, foram feitas várias 
ligações para os celulares do prefeito, dos seus advogados e assessores, mas eles não atenderam.

A candidatura de Kçulo foi deferida com recurso pelo Tribunal Regional Eleitoral. Há contra ele processos de impugnação por rejeição das contas da prefeitura de 2010, por não quitação de débitos eleitorais e por perda do prazo de registro de candidatura.
Veja o vídeo 

MP e Polícia Federal vão investigar esquema
O Ministério Público de Gandu, que  atende a jurisdição da Justiça Eleitoral de Itamari, através da promotora Fernanda Presgrave, iniciou ontem uma investigação sobre o vídeo, a começar pela autenticidade. “Oficiei a Rede Bahia para me mandar uma cópia das reportagens. A partir daí, vou pedir apoio à Polícia Federal para periciar o vídeo. Eles possuem mais recursos para fazer essa perícia”, explica.

A promotora informou que o prefeito Kçulo entrou com ação na 151ª Zona Eleitoral, questionando a autenticidade do vídeo. Caso sejam confirmadas as denúncias, Kçulo, segundo a promotora, pode ter o registro de candidatura cassado e - caso a investigação ultrapasse o dia das eleições - “se ele for eleito pode perder o mandato”, completa a promotora.
O advogado Milton Pedreira, da equipe jurídica da oposição, entrará segunda-feira com ação na  151ª Zona Eleitoral, pedindo a impugnação da candidatura de Kçulo por captação de sufrágio (compra de votos).
O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Jonas Paulo, informou que o partido suspendeu preventivamente por 60 dias os direitos de filiado do prefeito de Itamari, depois da veiculação das denúncias de compra de voto. “Na segunda-feira, à tarde, ele será ouvido pela Comissão de Ética do partido para se defender. Ele disse que o vídeo era montagem”, disse Jonas.  Ele pode ser absolvido, advertido ou até expulso do partido. (Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.