CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR RÁDIO INDEPENDENTE FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 30 de outubro de 2012

PT, PMDB e PSDB vão governar quase 50% do eleitorado brasileiro


O PT, o PMDB e o PSDB vão governar quase 50% do eleitorado brasileiro a partir de 2013. É o que mostra levantamento feito pelo G1. Encerradas as eleições municipais, os partidos conquistaram 2.369 prefeituras em todo o país, somando mais de 66,7 milhões de eleitores, de um total de 140,6 milhões.

O PT conseguiu eleger o prefeito na maior cidade do país, São Paulo, e também conquistou o maior número de prefeituras em cidades grandes – as com mais de 200 mil eleitores.

Sozinho, o partido governará quase 20% do eleitorado brasileiro, ou 27 milhões de eleitores. Apenas em São Paulo, onde Fernando Haddad derrotou o tucano José Serra, são 8,6 milhões.

O PT venceu a disputa em 16 dos 83 municípios com mais de 200 mil eleitores. Ainda assim, o partido perdeu espaço. Em 2008, haviam sido 20 prefeituras nas cidades grandes.
Eleitorado arte (Foto: Arte/G1)
O PMDB governará 16,85% do eleitorado brasileiro, ou 23,1 milhões de eleitores. O partido foi vitorioso nas cidades pequenas, com eleitorado abaixo de 200 mil, e vai comandar 1.022 dessas prefeituras no país.

Já o PSDB foi o segundo partido que mais conquistou cidades com mais de 200 mil eleitores. A legenda vai governar 16,5 milhões de eleitores, 12,08% do eleitorado no país.

O partido avançou em comparação com a última eleição, quando obteve 13 eleitos. Agora, são 15 prefeituras nas cidades grandes.

Ao todo, 29 partidos disputaram as eleições municipais deste ano no país.

PSB lidera nas capitais
PSB, que elegeu o maior número de prefeitos de capitais nas eleições municipais de 2012, é o 4º do país com o maior eleitorado: 11,15% ou 15,3 milhões de eleitores.

A sigla vai comandar as cidades de Fortaleza, Belo Horizonte, Cuiabá, Recife e Porto Velho. O PSDB foi vitorioso em quatro capitais: Maceió, Manaus, Belém e Teresina. Também quatro eleitos teve o PT, que, além de São Paulo, venceu a disputa em Rio Branco, Goiânia e João Pessoa.

Já o PSD, que elegeu um prefeito de capital em sua primeira eleição municipal, aparece em 6º lugar, com 6,31% ou 8,65 milhões de eleitores.

PMDB e PSDB encolhem; PT e PSB avançam
No país, o PMDB e o PSDB lideram o ranking de prefeituras conquistadas pelos partidos em 2012, embora tenham tido menos prefeitos eleitos nas eleições municipais deste ano em comparação com o pleito de 2008

O PT, que ocupa o 3º lugar do ranking, conseguiu conquistar mais prefeituras que em 2008. Já o PSD sai de sua primeira eleição municipal na 4ª posição, com 497 prefeitos eleitos.

PMDB e PT foram os únicos partidos que conquistaram prefeituras em todos os estados brasileiros. A maior parte das prefeituras do PMDB está na região Sul (295), seguida do Nordeste (284) e Sudeste (248). Já o PT elegeu mais prefeitos no Sudeste (199) e Nordeste (188). O PSDB conseguiu eleger prefeitos nos 25 estados do país – no Amapá, no entanto, nenhum tucano foi eleito.

O PSD conquistou mais vitórias no Nordeste, com 210 prefeituras. O PP, que ficou em quinto no rankin, elegeu mais no Sul, 211 prefeitos.

Já o DEM, que elegeu 44,15% menos prefeitos neste ano, além de ter tido a maior queda entre os partidos, comandará apenas 4,8% do eleitorado. A maioria dos eleitos está no Sudeste: 114 ao todo.

Desempenho dos partidos (Foto: Arte/G1)
Veja a seguir os resultados das eleições 2012 nas capitais e demais cidades com 2º turno:
UFCapitalResultado
ACRio Branco2º turno - Marcus Alexandre (PT)
ALMaceió1º turno - Rui Palmeira (PSDB)
AMManaus2º turno - Artur Neto (PSDB)
APMacapá2º turno - Clécio (PSOL)
BASalvador2º turno - ACM Neto (DEM)
CEFortaleza2º turno - Roberto Claudio (PSB)
ESVitória2º turno - Luciano Resende (PPS)
GOGoiânia1º turno - Paulo Garcia (PT) - reeleito
MASão Luís2º turno Edivaldo Holanda Júnior (PTC)
MGBelo Horizonte1º turno - Márcio Lacerda (PSB) - reeleito
MSCampo Grande2º turno - Alcides Bernal (PP)
MTCuiabá2º turno - Mauro Mendes (PSB)
PABelém2º turno Zenaldo Coutinho (PSDB)
PBJoão Pessoa2º turno - Luciano Cartaxo (PT)
PERecife1º turno Geraldo Julio (PSB)
PITeresina2º turno - Firmino Filho (PSDB)
PRCuritiba2º turno - Gustavo Fruet (PDT)
RJRio de Janeiro1º turno - Eduardo Paes (PMDB) - reeleito
RNNatal2º turno - Carlos Eduardo (PDT)
ROPorto Velho2º turno - Dr. Mauro Nazif (PSB)
RRBoa Vista1º turno Teresa Surita (PMDB)
RSPorto Alegre1º turno José Fortunati (PDT) - reeleito
SCFlorianópolis2º turno - Cesar Souza Júnior (PSD)
SEAracaju1º turno - João Alves Filho (DEM)
SPSão Paulo2º turno - Fernando Haddad (PT)
TOPalmas1º turno - Carlos Amastha (PP)
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.