TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 9 de janeiro de 2016

Em inauguração de obras, governador diz que tomará providência sobre serviços da Coelba e Embasa


Em inauguração de obras, governador diz que tomará providência sobre serviços da Coelba e Embasa
Rachel Pinto
Na manhã desta sexta-feira (8), o governador Rui Costa esteve na sede de Feira de Santana e no distrito de João Durval Carneiro, Ipuaçu, onde inaugurou simbolicamente a obra de ampliação do sistema integrado de abastecimento de água. O governador aproveitou a oportunidade para entregar máquinas retroescavadeiras para vários municípios e falou sobre os problemas que os feirenses têm enfrentado junto a Embasa e Coelba.

A população de Feira de Santana tem reclamado bastante sobre a qualidade dos serviços prestados pela Embasa e pela Coelba. As reclamações chegaram ao seu conhecimento e ele se posicionou sobre o assunto, afirmando que vai tomar as devidas providências e indicando que a resolução dos problemas está na privatização e no aumento de recursos.

“No caso da Coelba, infelizmente o problema não é só em Feira de Santana. A Coelba é uma empresa privatizada e presta um péssimo serviço ao Estado da Bahia. Eu formalizei como governador uma denúncia, uma crítica ao Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia cobrando providência o ano passado. Vou fazer uma nova reclamação e pedir para o procurador do estado entrar com uma ação judicial contra a Coelba pedindo ressarcimento dos prejuízos ao estado e à população da Bahia”, afirmou.

Em relação a Embasa, ele falou sobre a necessidade de uma nova adutora e uma nova estação de tratamento de água para abastecer Feira de Santana. O governador disse que está negociando uma parceria público-privada para executar investimentos nesse setor.

“São 300 milhões em execução atualmente, e eu quero realizar mais 300 milhões. Ir para 600 milhões de investimentos. Quero fazer uma parceria com a iniciativa privada porque o governo federal não tem esse recurso, o estado não tem, mas Feira não pode esperar. Feira cresce rápido e nós temos que responder a esse crescimento com a mesma velocidade”, concluiu.

Inauguração das obras
No ato de inauguração das obras do governo do estado, Rui Costa destacou sobre os investimentos no campo da segurança hídrica e da agricultura familiar. “Nós estamos entregando sete milhões numa obra de abastecimento de água para o distrito, que reivindicava há muitos anos a segurança e a regularidade no abastecimento. Hoje viemos fazer o ato simbólico desse sistema para a população”, disse.
Além do sistema de abastecimento de água, foram entregues 16 retroescavadeiras para os municípios baianos, com o objetivo de realizar obras de infraestrutura hídrica na zona rural, principalmente a construção de barragens subterrâneas. As barragens são reservatórios hídricos, onde a água fica armazenada debaixo da terra e contribui para a produção agrícola e melhoria de renda dos agricultores familiares.

Durante o ato, houve também a assinatura da autorização para que a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) faça, ao longo de três anos, cerca de 150 milhões em ações de assistência técnica para os agricultores do estado. Foi lançado ainda, o edital no valor de 20 milhões para investimentos na caprinovinocultura, abrangendo a qualificação da criação, produção e do abate de caprinos pelos agricultores familiares baianos.

“São ações voltadas para a zona rural do nosso estado, para melhorar a renda das pessoas. Quem bota o alimento na sede de Feira de Santana, na sede de Salvador é o agricultor familiar, é o agricultor da zona rural. Nós temos que melhorar a renda e a produtividade dessas pessoas, para que eles coloquem cada dia mais alimentos saudáveis na mesa de nós que moramos nas cidades. É prioridade absoluta do estado realizar essas ações. Parte desse recurso é do empréstimo que o estado tomou junto ao Banco Mundial, com o objetivo de melhorar a da vida das pessoas”, explicou Rui Costa.
Extraída do Acorda Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.