TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

“Coroada de êxito”, assim podemos afirmar que foi o Concurso de Máscaras, Alegorias e o Desfile de Baianas em Ichu

Com décadas de tradição, a lavagem simbólica da Igreja que faz parte dos festejos em Louvor ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do município de Ichu, bem como o Concurso de Máscaras Alegorias e desfile de Baianas, mais uma vez superou às expectativas, vindo a lotar a Praça principal da cidade na tarde desta sexta-feira (03). 
Milhares de pessoas vieram de todo o estado e de cidades da região sisaleira e da Bacia do Jacuípe, algumas delas vindas também de outros Estados para prestigiar a maior festa cultural da nossa região.
Fora dos preceitos religioso a parte profana da festa aconteceu na Praça, animado pela banda de Fanfarra “MUVUKA” que percorreu as principais avenidas do centro da cidade ao ritmo da marchinha, bem característicos dos antigos carnavais. Oportunidade que acontecia também, o tradicional desfile de Baianas e de pessoas mascaradas e das mais diversas fantasias. 
No evento mais esperado, crianças jovens e adultos mascarados, como também as alegorias de todos os tamanhos, que além da arte na criação, transmitiam mensagens do dia-a-dia e algumas delas trazendo a memória de pessoas folclórica já falecidas, aconteceu o concurso de máscaras e alegorias.
Edgar "Rei Momo" foi um dos jurados
A equipe de jurados formada por Nanci Novais, Mário Vasconcelos, Edgar "Rei Momo", Fernanda Vitorino,  Raimunda Meire, Ana Maria, Minininho, Jorge Ricardo, Valney, Chico Manfredine, Zé Amilton e Jorge de Juazeirinho, analisaram atentamente cada máscaras e alegorias e ao final das apurações tivemos os seguintes vencedores. 

CONCURSO DE MÁSCARA – CATEGORIA INFANTIL 
1º colocado – Alan 
2º colocado – Deyner Silva 
3º colocado – Laila Marcia – Equipe Turma da Folia 

CONCURSO DE MÁSCARA – CATEGORIA JUVENIL  
1º colocado – Gustavo Sá 
2º colocado – Daniel Sampaio 
3º colocado – Virgínia Carol – Equipe Turma da Folia  

CONCURSO DE MÁSCARA – CATEGORIA ADULTO 
1º colocado – Riquinho – Equipe Turma da Folia 
2º colocado – Alan Almeida  
3º colocado – Luzimário Santos  

CONCURSO DE ALEGORIAS 
1º colocado – Yure dos Santos - Equipe Turma da Folia.  
A equipe trouxe este ano uma enorme caverna, onde de dentro saía um dragão que para defender o seu território lutava com uma cobra que resolveu invadir seu habitar e tudo isso era observado por Macacos e Aranhas que estavam sobre às árvores.   

2º colocado – Michel Almeida – Equipe É Nois 
Ele venceu em segundo lugar com a figura de um Dragão. 

3º colocado deu empate entre – Rafael Oliveira da equipe é Nois e Sandro Luiz que construiu sua alegoria sozinho. O prêmio foi dividido entre os dois. 

Rafael trouxe a figura do saudoso Pitula, uma pessoa folclórica da cidade que em vida tinha o costume de andar com um guarda-chuva e um rádio na mão. 

Já Sandro trouxe através de sua alegoria uma mensagem reflexiva sobre o sistema político brasileiro atual, onde um homem carregava em suas costas um sanguessuga e que este era acompanhado de ratos, simbolizando aqueles corruptos que corroem o dinheiro público. 

O evento foi organizado pela Secretaria de Educação através do Departamento de Cultura e contou com o apoio da prefeitura municipal e do Comércio Local.

Redação Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.