TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 31 de maio de 2017

ICHU- Higiene, Segurança alimentar, Exercícios com o corpo e o contexto da família Foram destaques na Jornada Inclusiva da APAE

Aconteceu na última terça feira, 30 de maio de 2017 mais um momento de aprendizado e troca de experiências com os profissionais que fazem da Educação Inclusiva na APAE um espaço de amor e acolhimento aos usuários que precisam deste tão importante espaço no município de Ichu.

A I jornada vem sendo realizada semanalmente e foi pensada pela Direção da Escola na pessoa de Zudy Castro e do Psicólogo Leonam com o objetivo de agregar saberes desmistificando preconceitos.

A cada semana os profissionais se preenchem de saber com a bagagem trazida pelos agentes multiplicadores de informação que trazem temas imprescindíveis ao reaprendizado sobre fazer Educação inclusiva numa sociedade tão complexa.

No período da Manhã a Assistente Social Cristina Araújo levou ao debate o tema "A Família no Contexto da APAE e os direitos da pessoa com deficiência intelectual" que são aquelas que apresentam limitações no funcionamento mental afetando tarefas de comunicação, cuidados pessoais, relacionamento social, segurança, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho.

Dentre os direitos dos deficientes intelectuais, estão o acesso livre e gratuito ao transporte público, o direito de frequentar a escola de rede pública ou privada, à educação profissional, à assistência de saúde pública, ao voto, à vagas de emprego para portadores de deficiência e mais. 

A Lei Orgânica de Assistência Social também garante aos deficientes o direito a um salário mínimo mensal quando se encaixa nas regras da assistência. Para solicitar o direito, é preciso comparecer em uma sede do INSS com documentos pessoais, comprovação da deficiência por laudo médico e comprovante de renda familiar, que não deve ultrapassar ¼ de salário mínimo por pessoa.(https://fortissima.com.br).

Francisco Moysés, Educador Físico do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) trabalhou exercícios com o objetivo de cuidar do corpo e mente dos educadores. Para Moysés, os impactos negativos do trabalho podem ocorrer em diversas esferas, tais como problemas físicos, psicológicos ou sociais. Mais diretamente, a prática de exercícios físicos gera benefícios físicos para o trabalhador. Os benefícios psicológicos (estresse, poder de concentração) ou sociais (espírito de equipe, confiança) também são enormes e notórios por quem pratica.

No período da tarde a Nutricionista Calila Santiago falou sobre Higiene e Segurança alimentar que constituem uma componente prioritária do dia-a-dia de cada um e de um vasto conjunto de atividades e instituições. 

Zudi agradeceu imensamente cada palestrante que se doou para trazer o melhor em mais um momento de saber e aprender.
Por Cida Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.