Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

IBGE realiza reunião em Ichu para esclarecimento sobre o CENSO Agropecuário 2017

Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estátistica - IBGE de Riachão do Jacuípe estiveram na Câmara de Vereadores de Ichu esclarecendo diversas dúvidas sobre o Censo Agropecuário 2017 que inicia em Outubro e terá a duração de cinco meses.
Além dos integrantes do IBGE estavam presentes o Prefeito Carlos Santiago de Almeida, a Secretária de Saúde Nailana Araujo, vereadoras Celidalva e Lúcia, Vereadores Beto Santiago e Eugênio, representantes do Sindicato Rural, Edicarlos Lima (Chefe do Departamento de Meio Ambiente) e dentre outras.

Ronald Bernado representante do IBGE informou que o instituto pretende investigar informações em cerca de 5,3 mihões de estabelecimentos agropecuários em todos os municípios brasileiros, levantando informações sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais de grande, médio e pequeno porte, aquicultura, criação de abelhas, criação de bicho-da-seda, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários.

Conforme Ronald em Ichu atuarão 04 recenseadores que terão como posto de coleta de dados a cidade de Candeal que foi escolhida por estar no centro entre Ichu e Tanquinho o que facilitará toda a logística.

Ele disse que ainda não sabe os nomes dos recenseadores que irão trabalhar no município, porém assim que tomar conhecimento irá divulgar para a imprensa e demais pessoas para facilitar o trabalho nas propriedades, ou seja, fazendo com que quando for realizada a pesquisa haja a confiança entre responsável pela coleta de informações e e entrevistado.

No município de Ichu deverão ser visitados cerca de 647 estabelecimentos, e de cordo com o representante do IBGE todas as pessoas que vivem da produção deverão ser recenseados independente de ser proprietário de terra ou não.

Foi pedido apoio das autoridades para que o trabalho seja feito da melhor maneira possível, sendo inclusive alertado que o IBGE não utiliza dados para outros fins como Bolsa Família, já que muitas pessoas podem ficar com receio de declarar informação, mas ele garante que há nenhum problema.

Ronald informou também que as informações não serão divulgadas individualmente, destacando que os dados serão mostrados do município por inteiro especificando por exemplo a área plantada de milho, feijão, rebanho bovino, caprinos entre outros.

Para finalizar, foi mostrado o novo mapa de Ichu aprovado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia-SE, onde segundo Ronald será utilizado pelo IBGE durante o CENSO. O referido mapa já havia sido apresentado na Câmara pelo Vereador Edvaldo Apolônio "Arraia" quando o mesmo esteve na luta para que Casa Nova tivesse toda a sua área pertencendo a Ichu, bem com a comunidade de Barro Preto que pertencia a Riachão do Jacuípe.

A divulgação dos resultados preliminares está prevista para 2018 sobre a quantidade e área total dos estabelecimentos agropecuários, utilização das terras, tratores, pessoal ocupado, efetivos da pecuária e produção animal, para todo o Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.


Redação do AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.