TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 24 de junho de 2018

Reza de São João, tradição centenária mantida pelo casal Janjão e Nieta na comunidade de Canavial

O casal João Carneiro Neto "JANJÃO" de 89 anos e Antônia Mamedia Carneiro "NIETA" de 82, celebram juntos a devoção ao santo a mais de 60 anos.
Com 62 anos de casados o casal de aposentados João Carneiro Neto "Janjão" de 89 anos e dona Antonia Mamedia Carneiro "Nieta" de 82 comemoram entre os dias 22 e 23 de junho de 2018 a 62ª reza de São João na comunidade de Canavial no município de Ichu. O evento religioso também conta com a fogueira de cair e quebra potes para crianças.
Embora o casal comemorem a 62 anos, não se sabe ao certo quando teve início a devoção da reza pela família, onde segundo relatos foi herdada dos avós que por coincidência os dois se chamavam João. 
Este ano o casal deu início aos festejos na noite de sexta-feira, 22, onde houve a reza reverenciando o Santo, confira no vídeo abaixo um trecho da reza.
Após a reza houve um momento que estava sendo muito esperado, um foguete gigante de rojão, feito de forma artesanal utilizando cano de bambu e flecha de sisal que foi soltado por um dos filhos do casal o Dalvo.
Ouve também fogueira de cair, quebra pote solta de fogos (diversos) e outras brincadeiras voltada às crianças, confira vídeo abaixo.
Muitas pessoas prestigiaram o primeiro dia do evento na sexta-feira 22 de junho, em especial seus familiares, entre eles 09 filhos, 11 netos e 08 bisnetos, sendo registrado o momento pela lente do Ichu Notícias.

FILHOS:
09 filhos

NETOS:
11 netos

BISNETOS:
08 bisnetos

A família toda reunida, faltando apenas um dos netos
No sábado dia 23 tudo começou logo cedo, por volta de 08:30hs da manhã quando aconteceu o levante da fogueira principal que seria queimada a noite.
Ainda na parte da manhã houve o tradicional baba do licor no campo grande da comunidade. O campo que já foi palco de grandes jogos pela Copa Rural, fica no esquecimento e quando chega esta época do ano a tradição fala mais alto e os babas acontecem no dia da fogueira.
Já na parte da noite aconteceu o último dia da reza, momento religioso marcado pela grande presença de público vinda de toda a parte da região se juntando aos familiares e amigos.
Em entrevista a reportagem do Ichu Notícias, seu Janjão e dona Nieta como são conhecidos o casal, disseram que esta tradição veio de seus avôs que por coincidências ambos chamavam João e comemorava desta forma sua devoção ao santo "São João" o que foi passando de pai para os filhos.
Antes mesmo de se casarem, eles já reverenciavam o santo, sendo que dona Nieta na fazenda ALELUIA e seu Janjão na fazenda CANAVIAL e, depois que se casaram, juntou-se o útil ao agradável e estão até hoje mantendo esta tradição religiosa.

Redação Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.