TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Ichu: Roda de conversa sobre a Campanha Faça Bonito e oficina de produção de sal de ervas foram atividades abordadas com o Grupo de Mulheres do Bairro Cortiço

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, José Osvaldo Carneiro, realizou no dia 16 de maio do corrente ano, durante toda a tarde, uma roda de conversa sobre a Campanha 'Faça Bonito' alusiva ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e Oficina de Produção de Sal de Ervas.
Iniciando as atividades, Ayara Carneiro, Psicologia e Técnica de Referência do CRAS falou sobre a importância da campanha, onde explicou as duas formas de violência sexual, podendo ser: pelo abuso sexual ou pela exploração sexual.

O abuso sexual é a utilização da sexualidade de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual. O abuso sexual é geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio. Essa violência pode se manifestar dentro do ambiente doméstico (intrafamiliar) ou fora dele (extrafamiliar).

A exploração sexual é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca. A exploração sexual ocorre de quatro formas: no contexto da prostituição, na pornografia, nas redes de tráfico e no turismo com motivação sexual.
A participação na roda de conversa com as mulheres foi bastante proveitosa, onde muitas compartilharam seus anseios fortalecendo ainda mais o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Dando continuidade as atividades, Ayara Carneiro convidou a Nutricionista Diana Santiago para produzir o sal de ervas. Antes da manipulação a nutricionista apresentou os ingredientes que seriam utilizados tais como: sal grosso e os extratos secos de alecrim, salsa, manjericão, orégano e açafrão. Ela também explicou passo a passo da receita como quantidade, modo de preparo, armazenamento e modo de usar e seus benefícios.

Dentre os benefícios da receita foram destacados: diminuição da quantidade de sódio da refeição, diminuição dos riscos de doenças crônicas tais como hipertensão, incentivo a uma alimentação mais saudável, redução do consumo de alimentos industrializados e agregação de sabor e nutrientes às suas preparações.

O encontro fortaleceu ainda mais a convivência na comunidade, além de proporcionar o desenvolvimento da autonomia, da sustentabilidade e do protagonismo social dessas famílias, oportunizando a busca de novos projetos de vida com a oficina de culinária.

Por Diana Santiago / Do AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.