TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Van da Orquestra Santo Antônio é parcialmente destruída pelo fogo na BR 242

A única van da orquestra Santo Antônio (OSA) de Conceição do Coité pegou fogo quando retornava da cidade de Lençois na Chapada Diamantina, distante 325 km da sede da Orquestra.
Segundo o maestro Josevaldo Nim o grupo musical fazia uma viagem de passeio, comemorando mais um ano (2019) de bastante trabalho, e claro aproveitaram para levar alguns instrumentos e fazer música coiteense na admirável noite lençoense.
"Após rodar cerca de 80 km, chegando ao povoado do Zuca, próximo da cidade de Itaberaba, na manhã da última segunda-feira, veio o primeiro sinal do incidente: a van perdeu a aceleração. Depois veio a fumaça no interior do veículo. Logo em seguida paramos no acostamento e todos os 19 passageiros saíram rapidamente, mesmo sem retirar todos os pertences de dentro do carro, pois já havia fogo na frente do veículo e a fumaça aumentava. Foi um momento tenso, pois na correria alguns tiveram pequenos machucados. Em seguida houve uma explosão. O fogo tomou a frente do carro, local onde fica a maioria das peças e o motor. Com a colaboração de outras pessoas que pararam na estrada conseguimos apagar o fogo com extintor, água e terra, evitando que o fogo invadisse o interior da nossa van”, conta Josevaldo Nim, co-fundador do projeto.
Ainda de acordo com Nim, a prefeitura de Conceição do Coité, enviou um ônibus escolar para transportar os músicos.

Veículo doado pelo Criança Esperança
Carinhosamente chamada de OSAVAN, O veículo foi adquirido com o recurso da UNESCO, através do projeto Criança Esperança 2013,já realizou cerca de 300 viagens, passando por mais ou menos oito estados brasileiros, desde Aracaju até Fortaleza, durante a Turnê Toca Luiz, em 2015. Em 2016 o grupo viajou para Piracicaba, em São Paulo, fez expedição no parque do Jalapão, no Tocantins. Portanto, a van tem uma importância muito grande para a orquestra, pois contribui com as atividades do projeto e principalmente no transporte dos músicos para as apresentações musicais fora de Conceição do Coité.

Há poucos dias a Orquestra investiu quase 6 mil reais para reativar o sistema de ar condicionado e estava planejando reparar a pintura e plotar novamente. Por estas razões no atual momento o bem não estava com cobertura de seguro.A van chegou na terça-feira, 04, com um custo de quase R$ 1.500 de guincho, e a direção não tem previsão de quando conseguirá realizar o conserto por conta das despesas que não devem ser baixas.
Em meio a tudo isso os jovens da OSA já criaram uma campanha online para consertar o veículo. Contando com bastante seguidores e apoiadores, o grupo acredita que com muito esforço vai conseguir consertar e em muito breve estar na estrada novamente fazendo música pelo mundo.

Maria Valdete, fundadora do projeto, afirma que já tem uma geladeira para realizar uma rifa. Geladeira esta ganhada num sorteio realizado em dezembro do ano passado, na feijoada beneficente realizada pelo grupo Voluntárias do Coração, em Salvador. A coordenação do projeto disse também que planeja vender alguns instrumentos pouco utilizados na orquestra para custear o conserto, caso seja necessário.

Link para colaborar com a campanha da orquestra: O CONSERTO DA OSAVAN – http://vaka.me/890954
Redação CN / Informações maestro Josevaldo Nim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.