TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 31 de março de 2020

Primeiro caso de animal com coronavírus é detectado; gato foi diagnosticado na Bélgica

O primeiro gato contagiado pelo novo coronavírus foi detectado na Bélgica. Segundo a agência federal para a segurança da cadeia alimentar, autoridade encarregada de proteger a saúde vegetal, animal e humana e garantir a qualidade dos alimentos na Bélgica, o caso é extremamente raro.
Foto: Reprodução / PetLove
O animal teve dificuldade para respirar e diarreia após o contágio do novo coronavírus. O vírus foi transmitido para o gato por sua dona. Ambos permanecem em isolamento. Em humanos, o coronavírus entra no organismo por meio do nariz ou pela boca. Uma vez dentro do corpo, o vírus usa espinhos de proteína para se ligar a células do sistema respiratório e multiplicar-se. Após o contágio, o sintoma mais comum é a febre, segundo a Exame.

Ainda não há evidência científica que possa ocorrer o contágio de coronavírus entre animais e humanos. No entanto, além do gato na Bélgica, dois cães em Hong Kong também contraíram a covid-19, causada pelo novo vírus. Os animais não apresentaram sintomas, exceto pelo gato. No total, no mundo, foram apenas três casos de contágio de animais.

“O risco de transmissão do vírus de animais para humanos é negligenciável, se comparado com o risco de transmissão por meio do contato direto com pessoas”, diz o comunicado oficial da agência de saúde belga.

Mesmo assim, especialistas recomendam evitar o contato com animais de estimação se você estiver doente, sempre lavar as mãos ter contato com os animais e não deixá-los lamber o seu rosto.

Do Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.